Uefs faz conservação preventiva no Museu Casa do Sertão

O Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estará com atendimento ao público suspenso nas manhãs das segundas-feiras, em decorrência da conservação preventiva, necessária para evitar a degradação do acervo.  A ação compreende uma rotina de trabalho permanente e periódica nos espaços expositivos e na reserva técnica, conforme salienta a diretora do museu, Cristiana Barbosa.

Uma das ações habituais realizadas pela equipe é a higienização mecânica dos objetos expostos, que consiste na limpeza cuidadosa de cada peça. Mas programação não altera o funcionamento da Biblioteca Setorial Monsenhor Galvão (BSMG), que funciona no mesmo prédio. O acervo do Museu Casa do Sertão dispõe de aproximadamente 980 peças em exposição, confeccionadas com os mais diferentes materiais e técnicas, o que demanda a adoção de medidas preventivas diferenciadas.

“A adoção da conservação preventiva reforça o papel do museu de preservar os conjuntos e coleções sobre a memória histórica e cultural de Feira de Santana e região sertaneja, permitindo a valorização do papel social desempenhado pelo seu povo”, afirma a diretora.

Fonte: Ascom/Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *