União Europeia anuncia investimento de 10 milhões de euros para combate ao zika

Entidade anunciou que lançará edital em março para apoiar estudos sobre vírus; institutos brasileiros poderão ser beneficiados

A União Europeia vai disponibilizar 10 milhões de euros para pesquisas científicas envolvendo o vírus zika. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (16), após reunião de embaixadores do grupo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Entidades de pesquisas brasileiras, como o Instituto Butantã e a Fiocruz, poderão participar do certame, que deve ter um edital publicado no próximo dia 15 de março.

“Esse é um fenômeno da globalização. Nenhum de nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta. E o Brasil deve contar com a União Europeia”, disse João Gomes Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil.

Na saída do encontro, que buscou repassar informações detalhadas aos embaixadores sobre o que já foi feito no Brasil contra o vírus zika, Marcelo Castro falou sobre a preocupação da comunidade internacional com as consequências da doença.

“Viemos aqui trazer todas as informações sobre o problema de saúde pública que estamos vivendo no País. Hoje, é uma preocupação internacional o problema do vírus zika. Toda a comunidade internacional está preocupada com o que está ocorrendo no Brasil”, disse.

O ministro destacou que o governo tem assumido uma postura transparente no combate ao vírus, e citou parcerias que estão sendo fechadas com entidades internacionais para o desenvolvimento e o tratamento da doença.

Sobre os jogos olímpicos, Castro reforçou que o evento não deverá ser afetado, uma vez que o Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, da chikungunya e do vírus zika, costuma ter uma forte queda nos meses de julho e agosto, quando os atletas que vão competir estarão chegado ao Brasil. “Estamos dizendo, com bastante segurança, que a olimpíada não terão nenhuma dificuldade para ser realizada”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *