Unidades de saúde já vacinam contra febre amarela

As 15 mil doses da vacina contra febre amarela, envidadas à Secretaria de Saúde de Feira de Santana, pelo governo federal, já foram distribuídas às unidades de saúde. Serão usadas no reforço vacinal contra a doença.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) aplicação da vacina é a forma mais importante de prevenir esta doença. A instituição considera que para atingir os objetivos, a imunização deve atingir 80% da população.
Ao todo serão enviadas a Feira 350 mil doses extras do imunizante, que serão entregues à medida que os lotes que estejam na Rede de Frio sejam aplicados na população. O acesso à vacina é universal – dentro do grupo preconizado.
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, afirmou que não há necessidade de corrida aos locais de vacinação porque não há registro da doença em humanos em Feira de Santana.
Mas, idosos a partir de 60 anos devem apresentar recomendação médica para ser imunizado. Os especialistas não a recomendam para grávidas, quem está amamentando, quem está em tratamento contra câncer, aids, bem como portador de imunodeficiência.
Podem toma-la crianças a partir de nove meses. A eficácia é de 95% e a proteção é de dez anos. A vacina começa a fazer efeito no organismo depois do 10º dia da aplicação. Quem já tomou duas doses não mais precisa de reforço, pois já está imunizado para o resto da vida.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *