ViaBahia apresenta projeto visando solucionar acesso ao Bairro Viveiros, em Feira de Santana

Técnicos da ViaBahia apresentaram na tarde desta segunda-feira (25/01/2016), ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, um projeto funcional com uma proposta visando solucionar a ligação rodoviária entre o Conjunto Viveiros e o bairro Feira X, alvo de reivindicações da comunidade desde a duplicação da avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno Sul).

O prefeito encaminhou o projeto – considerado ainda um embrião – para ser analisado pelos técnicos do município. “Já encarregamos a Secretaria de Planejamento de fazer esta análise. Embora não seja ainda um projeto definitivo, será devidamente estudado pelo Município, pois temos o maior interesse de resolver o problema o mais rápido possível”, afirmou.

O estudo preliminar também está sendo apresentado pela Via Bahia à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que paralelamente fará avaliação. Uma vez aprovado, a ANTT deverá elaborar o projeto definitivo para que se viabilize a verba necessária à realização da obra.

O prefeito José Ronaldo explicou ainda a origem do financiamento. “Esses recursos são cobertos pela cobrança do pedágio nas rodovias BR- 324 e BR-116 que cortam Feira de Santana. Aliás, o valor foi recentemente reajustado de R$ 1,90 para R$ 2,10”, observou.

O gestor municipal ressalta ainda que qualquer obra no âmbito do Município, mesmo com recursos federais, precisa ter a presença da Prefeitura, opinando e aprovando ou não. “Como no passado isso não aconteceu, a duplicação foi liberada sem resolver a questão do acesso para o Viveiros”, explicou.

Participaram do encontro, pela Via Bahia, os engenheiros Albert Danton Ladeia e Celso Luiz, este último superintendente de projetos da empresa; os secretários municipais José Pinheiro (de Desenvolvimento Urbano), Carlos Brito (de Planejamento), Pedro Boaventura (de Transportes e Trânsito), Sérgio Carneiro (de Relações Institucionais) e João Marinho Gomes Júnior (de Administração). Também esteve presente Pedro Cícero Macênio Silva, presidente da Associação de Moradores do Viveiros.

O representante da comunidade que há cerca de dois anos espera por uma solução saiu confiante da reunião. “Depois de dois anos nessa luta, com várias viagens à Salvador e à Brasília, hoje confesso fiquei até emocionado em ver o projeto se concretizando para uma solução definitiva do problema que tanto nos aflige”, pontuou Pedro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *