Voluntárias Sociais promovem ação gratuita para inserção de DIU

Cerca de 200 mulheres do centro norte da Bahia estão sendo submetidas a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU), até esta quarta-feira (13), no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, em parceria com a Fazenda Molhadinha, localizada na região.

As mulheres selecionadas passaram por acolhimento, exames ginecológicos, beta HCG e palestras sobre planejamento familiar também no município de Miguel Calmon, na última semana. O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada na região e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, as mulheres serão acompanhadas na fase de adaptação pelas Unidades de Saúde dos municípios”, explica a voluntária Viviane Bastos.

Kely Matos, beneficiada pelo programa, lembra da microcefalia, doença causada pelo vírus da Zika. “Esse programa das Voluntárias Sociais é muito importante, hoje estamos vivendo uma epidemia da microcefalia e a população carente não possui condições financeiras para colocar o DIU”, afirma.

Muitas mães estão acompanhando as filhas jovens no programa. É o caso de Joilce Santos, mãe de Isis Santos, que explica a preocupação por sua filha já possuir um filho. “A inserção do DIU é um método de prevenção que vai me deixar um pouco despreocupa. Minha filha já tem um filho e nossa família no momento não tem condições de crescer mais”, comenta.

O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista. A ação contempla mulheres das cidades de Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *