Voluntárias Sociais proporcionam cirurgias de catarata a 200 idosos

Cerca de 200 idosos são atendidos por um mutirão de cirurgias de catarata neste sábado, em Salvador. A iniciativa, que permite que estes idosos voltem a enxergar para realizar normalmente as atividades do dia a dia, acontece de forma gratuita, e é promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia. A ação, realizada no Hospital da Bahia é a continuação das atividades iniciadas em dezembro pelo projeto Natal Solidário, coordenado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto.

Moradora de Águas Claras, Maria Alexandrina Athaíde, 66 anos, vai voltar a enxergar. “Eu estou feliz porque não é todo dia que a gente acha essas coisas de graça. Há muito tempo que estou pelejando para conseguir um exame e agora consegui logo a cirurgia, que eu sei que não é barato. Que sempre continuem essas ações porque o pobre precisa”, comemorou.

O motorista Manoel Lúcio Magalhães, 62 anos, precisa da visão apurada para trabalhar e garantir a segurança própria, do passageiro e de quem estiver nas ruas. “Vou ter uma melhor qualidade de vida, a profissão de motorista exige uma boa visão. Quando eu fui fazer a renovação da habilitação, foi diagnosticada a catarata. E agora estou tendo a oportunidade de corrigir o problema. É a coisa mais importante da minha vida”.

Fonte

Segundo o oftalmologista Augusto Faro, a catarata é uma degeneração do cristalino, que acontece com o envelhecimento. “Se o paciente tiver só o problema de catarata, a recuperação pode ser de 100% da visão. Em média, hoje, um paciente gasta cerca de R$ 3 mil para fazer o procedimento em cada um dos olhos, incluindo exames, cirurgia e medicamentos”.


Natal Solidário

A assistente social e coordenadora das VSBA, Linda Cristina Carvalho, informa que, em dezembro, o Natal Solidário reuniu no Palácio de Ondina idosos e crianças da capital. Os idosos puderam fazer consultas e tirar documentos, além de participarem da ceia. “Nos exames, alguns foram identificados com problema de catarata e agora, com esta parceria entre as Voluntárias e a Secretaria de Saúde do Estado, estamos finalizando essa ação, realizando as cirurgias”.

Linda Cristina reforça, ainda, que as VSBA precisam da colaboração da iniciativa privada. “Precisamos de parceiros, que com a gente possam desenvolver os trabalhos, principalmente focados no idoso ou na criança. Qualquer pessoa ou instituição que queira ajudar, basta nos procurar no Facebook, no site das Voluntárias ou na sede, no Campo Grande”.
Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *