Processo de interiorização leva venezuelanos para PE, PB e RJ

Medida do Governo do Brasil tem o objetivo de proporcionar novas oportunidades de vida e de trabalho aos imigrantes

m uma ação do Governo do Brasil, com apoio do Sistema ONU no Brasil, pelo menos 164 venezuelanos, solicitantes de refúgio e migrantes em Boa Vista (RR), serão interiorizados nesta terça-feira (3). A estimativa é de que 45 pessoas sejam levadas para Conde (PB), 69 para Igarassu (PE) e 50 para o Rio de Janeiro (RJ). A interiorização é uma iniciativa criada para ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros estados brasileiros.

O processo é voluntário, apenas com consentimento e interesse do imigrante. Antes da interiorização, os imigrantes têm a situação documental regularizada e fazem exames de saúde. Além disso, no estado de destino, recebem todo acompanhamento durante o processo de adaptação. Ao todo, entre os meses de abril e maio, 527 venezuelanos já foram levados para as cidades de São Paulo, Cuiabá e Manaus.

Desde o início do ano, com o agravamento da crise política, econômica e social da Venezuela, milhares de venezuelanos buscam novas chances e oportunidades no Brasil. Para acolher essa demanda, o governo tem adotado medidas importantes, como, por exemplo, a criação de um visto temporário específico para o migrante em situação de acolhida humanitária.

Do ano passado para cá, cerca de 92 mil venezuelanos atravessaram a fronteira brasileira. Desse total, 44 mil seguiram para outros países da América do Sul e até da Europa. Para diminuir o impacto nos serviços públicos em Roraima, principal porta de entrada dos venezuelanos, o governo investiu na triagem dos imigrantes, com vacinação, atendimento médico e assistência social.

Saiba Mais:

 

Força Aérea transporta mais 233 imigrantes venezuelanos para Manaus e São Paulo

Brasil garante assistência a imigrantes venezuelanos sem prejuízo a brasileiros

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Casa Civil.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *