Novos agentes comunitários recebem capacitação sobre sistema de marcação de consultas e exames.
Quarto dia de encontro com novos agentes comunitários de saúde realizado nesta sexta-feira.
Na tarde desta sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária, deu continuidade ao ciclo de capacitações voltado para os novos agentes comunitários de saúde de Feira de Santana. O tema do encontro foi o novo sistema de marcação de consultas e exames, apresentado pela enfermeira Isabela Libório, chefe da Divisão de Assistência de Média e Alta Complexidade.
A capacitação faz parte de uma programação que segue até o dia 6 de outubro, reunindo os 26 agentes comunitários de saúde recém-chegados à rede municipal.
De acordo com a enfermeira Andrea Rocha, referência técnica dos agentes comunitários, o treinamento é fundamental para garantir que os profissionais estejam preparados para atuar diretamente junto à população. Ela destaca que essas capacitações são contínuas e de grande relevância para que esses profissionais desempenhem com qualidade o trabalho em campo.
“Hoje estamos no nosso terceiro dia de capacitação. Durante esse período, abordamos diversos temas relacionados às linhas de cuidado da Atenção Primária, que são de extrema importância para o trabalho desses profissionais nas microáreas junto à comunidade. É essencial que eles estejam cientes de todas as situações e dos pacientes com os quais terão contato”, afirmou.
Entre os participantes, a expectativa é de levar para a prática o aprendizado adquirido. Liliane Viana, que vai atuar no bairro Rosário, avaliou positivamente a experiência.
“Sou nova servidora do município e estamos aqui já no finalzinho do nosso treinamento, em uma semana intensa de atividades. Foi maravilhoso, porque abriu um novo horizonte. Foi enriquecedor, tivemos muito conhecimento, muitas coisas que nós não sabíamos. Estamos indo para campo, com certeza, com bastante conhecimento para repassar à população da nossa área”, afirmou.
Para Arlen Almeida, que vai trabalhar no bairro Fraternidade, a capacitação também representa um diferencial. “Tem sido enriquecedor, pois estamos adquirindo mais conhecimento para melhorar ainda mais nosso atendimento ao povo”, disse.
* Fonte: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana – Bahia.