20º BahiaRH consolida-se como o maior evento de gestão de pessoas do estado e debate impactos da IA no futuro do trabalho.

Congresso reuniu cerca de quatro mil participantes e 42 expositores no Centro de Convenções Salvador.

Crédito: Boca dos Olhos

O 20º BahiaRH consolidou-se como o maior evento de gestão de pessoas do estado, reunindo mais de quatro mil participantes, 133 palestrantes distribuídos em quatro palcos, três simultâneos e um auditório principal com 1.400 lugares, além de 42 estandes.  

Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH Bahia), em correalização com a Bahia Eventos, nos dias 16 e 17, no Centro de Convenções Salvador, o evento teve como tema central “Integrando Inteligências” e trouxe reflexões sobre o equilíbrio entre tecnologia e conexões humanas no ambiente corporativo.  

Durante o evento, também foram reconhecidos empresas e líderes com excelência em gestão de pessoas por meio do Selo RH de Ouro e do Selo CEO de Ouro, iniciativa que contou com apoio da Rede Bahia e curadoria da Comunidade Gente & Gestão, responsável pela análise dos cases apresentados. 

“Essa foi uma edição histórica. Tivemos um crescimento de aproximadamente 75% no número de congressistas e 20% em expositores em relação ao ano passado. Cerca de 80% dos palestrantes eram profissionais baianos, reforçando o compromisso da ABRH Bahia em valorizar o ouro da casa. Somos muito gratos pela colaboração do Comitê de Gestão, da Diretoria e de todos os patrocinadores e parceiros que tornaram possível um evento dessa magnitude”, afirmou Vítor Igdal, presidente da instituição. 

Atenção hackeada 

A palestra magna de abertura do último dia, ministrada por Genesson Honorato, palestrante TEDx e psicólogo com MBA em Gestão de Projetos em Inovação pela Universidade de Akron (EUA), abordou o tema “A sua atenção foi hackeada!”.  

Ele discutiu os impactos da sobrecarga de informações e o conceito conhecido como infotoxicação, criado por Alfons Cornella, e defendeu a importância de recuperar a capacidade de foco e a presença humana nas relações de trabalho. “Precisamos nos conectar como pessoas para construir o que a gente precisa para o agora e o futuro, disse o palestrante, ao enfatizar que “atenção pela salva vidas”. 

Cofundadores da Gupy, Mariana Dias (CEO) e Guilherme Dias (CMO) conduziram a palestra “A revolução da IA: construindo o futuro do RH no Brasil hoje”. Eles apresentaram dados, discutiram o papel da tecnologia no desenvolvimento de pessoas e destacaram que a Inteligência Artificial deve ser vista como ferramenta de desenvolvimento, não de exclusão. “IA executa. Pessoas conectam e movimentam”, reforçaram, lembrando que o diferencial competitivo seguirá sendo humano. 

A dupla de especialistas apontou caminhos para a incorporação responsável da IA nas organizações: evoluir a cultura organizacional; promover (aprimoramento) e reskilling (requalificação); criar estruturas híbridas entre humanos e IA; e definir governança e princípios éticos. Alertaram também para riscos como privacidade, segurança, justiça, transparência, desempenho e riscos de terceiros. 

“Os líderes de RH têm a responsabilidade de garantir que a organização possui a cultura certa para permitir o alto desempenho nessa nova era”, afirmou Mariana Dias, ao dizer que, hoje, 78% das empresas usam IA, mas apenas metade a tem integrada à estratégia “Isso mostra o tamanho do desafio cultural que ainda enfrentamos”, arrematou. 

Crédito: Boca dos Olhos

Da tecnologia à transformação da cultura 

O segundo dia de evento também contou com o painel “Liderança Estratégica: Desenvolvimento como alavanca da transformação cultural”, com Edneide Lima (superintendente do IEL), Aline Silveira (Head de T&D/Crescimento), Janilson (coordenador de RH da Organização Jesuítas do Brasil/Colégio Antônio Vieira) e Igor Cozzo (presidente da ABTD), sob mediação de Agda Lima (sócia-fundadora da Talento RH). O grupo discutiu o papel da liderança e do aprendizado contínuo nas transformações organizacionais. “É preciso ter flexibilidade para aprender, desaprender e reaprender”, pontuou a mediadora. 

Durante o painel “Repensando o RH Ágil: Ágil, diverso e exponencial”, JP Coutinho, facilitador de treinamentos, consultor e palestrante, refletiu sobre as mudanças na cultura do RH ao longo dos anos, deixando de ter um papel de apenas gestar processos trabalhistas para se tornar gestor de talentos. “É preciso se adaptar às mudanças e não querer controlar essas mudanças, esse é um ponto importante. Um RH ágil é um RH que constrói não só para as pessoas, mas com as pessoas”, enfatizou o palestrante. 

Thiago Godoy, fundador da Papai Financeiro, mestre pela FGV, autor do best-seller “Emoções Financeiras”, e Izabela Camargo, jornalista, palestrante e idealizadora do movimento pela Produtividade Sustentável, tedx speaker e embaixadora da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), encerraram o último dia do BahiaRH 2025 com uma palestra com o tema “Integrando inteligência emocional com a inteligência financeira”.  

Izabela reforçou os riscos da falta de educação e da fragilidade emocional e financeira, que tornam as pessoas mais vulneráveis a golpes e jogos de azar, fatores que também afetam a produtividade nas empresas. “É importante lembrar que o algoritmo não é aleatório como um sorteio. Ele é feito para você perder”, alertou. 

Segundo Thiago Godoy, as pesquisas comprovam que os problemas financeiros têm impacto direto na produtividade dos colaboradores. “Se as empresas não falarem sobre isso, quem vai falar? Precisamos trazer o tema da educação financeira para dentro das organizações. Há uma pesquisa, republicada há 13 anos, que mostra o quanto as empresas perdem financeiramente porque a produtividade cai de forma significativa quando os profissionais estão endividados”, reforçou Godoy. 

Para encerrar o congresso, Gladys Cazumbá, diretora de Diversidade da ABRH Bahia, conduziu uma vivência que uniu arte, tecnologia e relações humanas, em uma interação inédita com a IA Aurea em uma interseção simbólica com o tema central do evento, “Integrando Inteligências”. 

“Encerramos o 20º BahiaRH com o sentimento de missão cumprida e o coração cheio de gratidão. O sucesso dessa edição é resultado direto da dedicação, da competência e da paixão de muitas pessoas que acreditaram no poder das relações humanas e do trabalho colaborativo. Em nome da ABRH Bahia, meu muito obrigado por fazerem parte dessa história. Seguimos juntos, fortalecendo as relações humanas e construindo o futuro do trabalho na Bahia”, finalizou Vítor Igdal, presidente da entidade. 

Sobre a ABRH Bahia 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH Bahia) é uma entidade comprometida com o aprimoramento e desenvolvimento contínuo da gestão de pessoas na região. Com uma trajetória consolidada, a ABRH busca promover a troca de conhecimentos, fomentar o networking entre profissionais e disseminar boas práticas na área de recursos humanos. Por meio de eventos, cursos e iniciativas inovadoras, a entidade contribui para a evolução do mercado de trabalho e a valorização dos profissionais que atuam nesse segmento.

* Fonte: DANIELA PASSOS / THAIS FIGUEIREDO – Comunicativa Associados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *