Dia do Radialista marcado por homenagens a 40 profissionais; secretário Joilton Freitas recebe honraria.
As homenagens foram de iniciativa do vereador Lulinha da Gente.
Uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana marcou, na noite da segunda-feira (10), o Dia do Radialista, com homenagens a 40 radialistas feirenses que contribuem para a comunicação e o desenvolvimento da cidade. Durante a solenidade, o secretário de Comunicação Social e radialista Joílton Freitas, que também esteve representando o prefeito José Ronaldo, foi homenageado com a honraria.
Além das homenagens aos radialistas, a noite festiva também contou com a outorga do Título de Cidadão Feirense in memoriam ao jornalista e radialista Azevedo Júnior, representado pelo filho Átila Azevedo e acompanhado de familiares. As homenagens foram de iniciativa do vereador Lulinha da Gente.
O secretário de Comunicação e radialista Joílton Freitas, um dos homenageados, recebeu a homenagem das mãos do radialista Josenel Barreto, feirense que atua em Salvador.
O secretário Joilton Freitas ressaltou a importância das homenagens: “É um momento muito importante para o rádio de Feira de Santana, que é muito atuante. E hoje a Câmara presta homenagem às rádios e aos radialistas. É um momento muito importante e muito feliz”, afirmou, ao destacar nomes de alguns radialistas, como Silvério Silva e Itajaí Pedra Branca, os mais antigos do rádio feirense e presentes na sessão, além de Dilson Barbosa, Zadir Marques Porto e Frei Monteiro, que o inspiraram a migrar para o rádio.
Já o decano do rádio Itajaí Pedra Branca destacou a satisfação com as homenagens e o reconhecimento: “A comunicação no rádio praticamos há vários anos, levamos o nome de Feira de Santana para o mundo, cobrimos sete Copas do Mundo, os dois atentados contra dois papas”, recordou.

Foram homenageados os radialistas Itajaí Pedra Branca, Fábio Negrini, Rose Moreno, Ivan Costa, Paulo Silva, Dandara Barreto, Taiure Reis, Valdeir Uchoa, Jorge Telles, João Guilherme Dias da Silva, Amaury Ponce Júnior, Juarez Fernandes, Fátima Brandão, Ney Silva, Edson Silva (conhecido como Bigodinho de Ouro), Edvaldo Peixoto Filho, Nivaldo Lancaster, Gilson Ferreira, Antônia Serra, Roberto Rubens de Jesus e Luiz André.
Outros homenageados foram os radialistas Osvaldo Cruz, Clóvis da Silva Estrela, Beto Moreno, Mário Gonçalves, Joaquim Neto, Miro Nascimento, Paulo José, Valter Vieira, Pedro Justino, Onildo Barbosa Rodrigues, Maria Isabel Ribeiro dos Santos Bomfim, Fabiano Cerqueira, Antônio Fernando Ferreira da Silva, Framário Mendes, Jonilerverson Carlos Neves, Neilson dos Santos, José das Virgens Fonseca e Emanuely Pilger.
O evento também contou com palestras do radialista decano Silvério Silva, que destacou: “Na qualidade de um dos mais antigos, não poderia deixar de estar presente em uma sessão como esta” e observou que “uma família unida (dos radialistas) permanece unida, sendo este o motivo de outras comemorações, se Deus quiser”.
Enquanto isso, o radialista Josenel Silva Barreto foi outro palestrante e enfatizou: “Ser radialista é acordar cedo para informar; é traduzir os sentimentos do povo. Por muitas vezes, somos confidentes e conselheiros de quem está do outro lado do rádio”, assinalou.
O evento também contou com a presença do deputado estadual José de Arimateia, que também é radialista e atua nas rádios da Bahia há 38 anos.
* Fonte: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana – Bahia.


