Goethe-Institut Salvador sediará exposição internacional de design contemporâneo sustentável.

Mostra itinerante Pure Gold – Upcycled! Upgraded! reúne 76 obras de 53 designers internacionais. 

Crédito: Elena Téliz

Salvador passa a integrar o circuito internacional do design contemporâneo com a chegada da exposição Pure Gold – Upcycled! Upgraded! (Ouro Puro – Reciclado! Aprimorado!), uma das mais relevantes mostras itinerantes dedicadas ao design sustentável e ao reaproveitamento criativo de materiais. A exposição do ifa – Institut für Auslansbeziehungen e. V., em cooperação com o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM e o Goethe-Institut Salvador-Bahia, será inaugurada no dia 15 de julho, às 18h, no MAM, permanecendo aberta ao público de 16 de julho a 30 de agosto.

Ao reunir 76 obras produzidas por 53 designers de diferentes nacionalidades, a mostra apresenta móveis, objetos e peças que transformam materiais descartados, resíduos industriais e elementos de baixo valor comercial em produtos de elevado valor estético, funcional e cultural. Mais do que uma exposição de design, Pure Gold propõe uma reflexão sobre consumo, sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental, evidenciando como o reaproveitamento de materiais pode gerar soluções criativas e inspirar novas formas de produção em diferentes contextos sociais.

Crédito: Elena Téliz

Uma curadoria com perspectivas de diferentes continentes 

Idealizada por Volker Albus, professor emérito da Universidade de Artes e Design de Karlsruhe, na Alemanha, a exposição parte da compreensão de que materiais considerados descartáveis podem se transformar em matéria-prima para o design contemporâneo. Segundo o curador, as obras demonstram que é possível produzir peças sofisticadas utilizando processos simples, com baixo investimento em equipamentos e valorizando o trabalho manual. “A exposição mostra formas de reuso como uma alternativa atraente à aquisição industrial de materiais secundários. Todos esses trabalhos utilizam materiais usados ou desgastados e demonstram que o bom design pode surgir em pequenas oficinas, em estruturas pouco industrializadas ou até mesmo em uma bancada de trabalho doméstica”, destaca Albus.

A edição latino-americana da mostra conta com a conceituação da pesquisadora, historiadora do design e curadora brasileira Adélia Borges, responsável por contextualizar a produção da região dentro do panorama internacional. Para ela, o reaproveitamento de materiais faz parte da história da cultura material latino-americana, impulsionado não apenas pela preocupação ambiental, mas também pela criatividade desenvolvida diante das limitações de acesso aos bens industrializados. “Reciclar, reutilizar e recontextualizar tornaram-se parte do nosso cotidiano — e não apenas no universo dos objetos. Os designers latino-americanos presentes na exposição revelam a influência do design vernacular e dos movimentos sociais, convidando o público a conciliar consumo consciente, vida em comunidade e prazer estético”, afirma Adélia.

A proposta curatorial da exposição foi construída de forma colaborativa, reunindo especialistas de diferentes regiões do mundo para apresentar perspectivas culturais diversas sobre o reaproveitamento de materiais. Além de Volker Albus, responsável pela concepção da exposição e pela curadoria da seção europeia, participam da curadoria Adélia Borges (América Latina), Tapiwa Matsinde (África Subsaariana), Divia Patel (Sul da Ásia), Bahia Shehab (Norte da África e Oriente Médio), Eggarat Wongcharit (Sudeste Asiático), Zhang Jie (Leste Asiático) e Axel Kufus, responsável pela plataforma digital e pelas oficinas desenvolvidas em cada cidade que recebe a exposição.

Design, sustentabilidade e inovação em diálogo 

Como parte da programação em Salvador, entre os dias 21 e 24 de julho, será realizada uma oficina de design com foco em upcycling, reunindo 40 participantes em uma experiência prática voltada à criação de novos objetos a partir do reaproveitamento de materiais. A atividade integra a proposta internacional do projeto, que prevê o compartilhamento de metodologias, processos criativos e soluções desenvolvidas em cada país participante por meio de uma plataforma digital colaborativa.

Crédito: Elena Téliz

Para a Diretora Geral do Goethe-Institut Salvador, Friederike Möschel, receber uma exposição dessa dimensão reafirma o compromisso da instituição em fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha e ampliar o acesso do público baiano às principais discussões da arte e do design contemporâneo. “Após passar por espaços expositivos na Alemanha, na Europa, no Sudeste Asiático e na América do Sul, estamos muito felizes por poder apresentar Pure Gold” em um local tão prestigioso como o Museu de Arte Moderna da Bahia, aqui em Salvador, Bahia. A exposição reforça mais uma vez o papel do Goethe-Institut como uma ponte para o diálogo cultural internacional. Em colaboração com o ifa – Instituto para Relações Culturais Internacionais da Alemanha, Pure Gold” apresenta objetos de design criados por designers internacionais que, em seus trabalhos, investigam temas como sustentabilidade, inovação e criatividade. A mostra evidencia tendências e desenvolvimentos internacionais do design contemporâneo e envolve artistas, teóricos e também o público visitante em debates centrais dos grandes desafios e questões globais da atualidade.”

A realização da mostra integra a atuação internacional do ifa – Institut für Auslandsbeziehungen, instituição alemã que atua na promoção do diálogo intercultural, da cooperação internacional e do fortalecimento da sociedade civil. Por meio de iniciativas nas áreas de arte, cultura e educação, a organização busca ampliar a compreensão mútua e a confiança entre povos de diferentes países. Além de defender a liberdade artística, científica e de expressão, o ifa contribui para debates sobre temas sociais e políticos por meio de sua ampla rede internacional. Suas ações contam com o apoio do governo alemão e de instituições públicas do país. 

Ao desembarcar em Salvador, Pure Gold – Upcycled! Upgraded! consolida a cidade como um importante polo de circulação da arte e do design contemporâneo internacional, promovendo conexões entre diferentes culturas e incentivando novas formas de pensar a criação, o consumo e a sustentabilidade.

Sobre o Goethe-Institut
Conectamos pessoas em todo o mundo. Como instituto cultural oficial da Alemanha, promovemos o intercâmbio cultural, a educação e os discursos sociais em contexto internacional, assim como apoiamos o ensino e a aprendizagem do idioma alemão. Juntamente com nossos parceiros locais, voltamos nossa atenção para oportunidades e desafios globais e trazemos diferentes perspectivas para um diálogo de confiança. Consideramos a escuta e a reflexão como chaves para o entendimento. Presentes em 100 países, com 154 unidades, atuamos em Salvador, Bahia desde 1962. O Goethe-Institut Salvador-Bahia organiza e apoia uma ampla gama de eventos culturais para apresentar a cultura alemã no exterior e promover o intercâmbio intercultural. Nosso programa de residência internacional Vila Sul recebe artistas e especialistas renomados de todo o mundo que trabalham com temas particularmente relevantes para os países do chamado “Sul Global”.

* Fonte: Imprensa Darana RP 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *