Busca por qualificação acirra disputa por vagas no Cicaf

A busca pela qualificação profissional visando uma colocação no mercado de trabalho está acirrando a disputa pelas 600 vagas de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira, 13, e prossegue até a próxima sexta-feira, 17, ou enquanto ainda existir a oferta.
Desde as primeiras horas das inscrições, um grande número de candidatos vem disputando cada vaga. Tanto que a expectativa da coordenadora do Cicaf, Simone Lopes,  é das inscrições se esgotem bem antes do prazo previsto. “A demanda está sendo grande. Somente na primeira hora de atendimento já foram inscritos 52 candidatos”, revelou.
Para esta nova turma estão sendo oferecidas 200 vagas para o curso Básico Integrado (informática básica, relações interpessoais e excelência no atendimento ao público, único curso destinado às pessoas com idade entre 14 e 18 anos), 150 vagas para atendente de farmácia, 40 para recepcionista (com ênfase em técnicas de vendas), 100 vagas para auxiliar administrativo; 20 para manutenção de micro, 30 para corte masculino, 30 para corte e escova e mais 30 para penteados.
Para os candidatos interessados em participar dos cursos, a expectativa aumenta diante da necessidade de preparação da mão-de-obra visando conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “A concorrência está muito grande e se eu não tiver uma profissão definida e bem preparada não conseguirem tão fácil um emprego. Já coloquei currículum em vários lugares mas como até então não tenho nenhuma profissão a situação estava mais difícil. A expectativa é agora, fazendo um curso preparatório”, afirmou Elizângela de Santana Melo, 19 anos.
Outro candidato que está na expectativa de ingressar no mercado de trabalho a partir de um curso profissionalizante é Jorge Rogério Santana Santos. “Estou pretendendo fazer um curso de corte de cabelo porque se eu não conseguir emprego eu monto meu próprio salão e serei dono do meu próprio negócio”, avaliou.
Para fazer um dos cursos, os candidatos devem apresentar número do NIS, duas fotos 3 x 4 e comprovante de residência.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *