Cartão ou espécie: outras cidades adotam cobrança diferenciada
|
O transporte público das cidades catarinenses Joinville e Florianópolis e as paulistas Piracicaba e Limeira tem em comum a cobrança da passagem através de cartão eletrônico, mais barata, e em espécie. Estes métodos de pagamentos serão implantados em Feira de Santana.
Também adotaram ou está em via de implantação deste sistema diferenciado de cobrança Campinas e a sua região metropolitana, Limeira, Maceió, Mogi das Cruzes, a região metropolitana de Curitiba, Americana, Serra Negra, entre outros municípios.
Na capital catarinense, Florianópolis, segundo levantamento das operadoras do sistema, o cartão é usado por 80% dos passageiros. Em Feira, o cartão Via Feira começou a ser feito na segunda-feira, 25, exclusivamente no Terminal de Transbordo Central.
“A diminuição da circulação de dinheiro nos coletivos pode reduzir os assaltos e, consequentemente aumentar a segurança dos passageiros”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura. É uma situação vantajosa para todos os envolvidos no sistema.
Outro ponto é a agilidade que o sistema de bilhetagem eletrônica oferece ao sistema, quando reduz significativamente o tempo na cobrança da passagem, principalmente nos horários de pico, quando da necessidade de se passar o troco, detalhe que aumenta o tempo da operação da cobrança da tarifa. Tornando-o mais eficiente.
CRÉDITO
A emissão do cartão é gratuita e o crédito é a partir de R$ 3,10, que corresponde ao valor de uma passagem. O novo valor foi acordado entre a SMTT e as empresas que operam o sistema.
Outro procedimento mudado para e emissão do cartão foi com relação à necessidade da apresentação apenas de um documento que identifique o titular. Pode levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento – a necessidade da apresentação do CPF não mais existe.
Secom/Feira
Comentários