Complexos Integrados de Educação implantam Estações dos Saberes

Trabalhar assuntos e conteúdos que possam contribuir na formação integral dos estudantes. Com essa intenção, os Complexos Integrados de Educação (CIE), unidades da rede estadual de ensino, estão promovendo as Estações dos Saberes. O projeto, que é desenvolvido por meio de oficinas e organizado dentro da carga horária escolar, tem seus temas definidos por meio de sugestões de alunos, professores e parceiros pedagógicos, durante reunião, e acontece trimestralmente de forma multisérie e interdisciplinar, dinamizando o ambiente escolar e promovendo o protagonismo estudantil.

As oficinas das Estações dos Saberes envolvem uma ação pedagógica, que engloba a iniciação científica e a intervenção de práticas sociais, constituídas pela parceria entre a Educação Básica e o Ensino Educação Superior, além de envolveram, também, a arte, o esporte e cultura. A estudante, Letícia Enéas, 18 anos, do 3º ano do CIE de Porto Seguro (Cieps), localizado na região do extremo sul baiano, está muito motivada com a participação no projeto, pois encontrou na Estação do Saber uma forma prática de aprender Química.

“Como tenho o objetivo de ser professora de Química, tive a oportunidade de integrar, nesse trimestre, a Estação do Saber com o tema ‘Química Sustentável’. Isso vem me possibilitando um aprendizado que não teria em nenhuma outra escola. Estou aprendendo, na prática, a produzir desde iogurte e queijo até sabão e amaciante. Estou muito contente em estar inserida em um método mais dinâmico de aprendizagem”, ressalta a aluna.

Cies
No Cie de Porto Seguro, as Estações dos Saberes chegam ao segundo ciclo de atividades…

Segundo assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica do Estado, Robson Costa, o processo de ensino-aprendizagem nos CIEs acontece em dois momentos contínuos e indissociáveis. O primeiro é individual, onde o professor, em relação dialógica de aprendizagem, discute os conceitos cognitivos. O segundo momento ocorre via a metodologia de projetos, em um processo de aprendizagem coletiva, multiseriada, onde o aluno é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

“As ações acontecem por projetos com temas ligados a atualidade imbricados aos conteúdos apreendidos, desenvolvendo práticas de iniciação cientifica e de intervenção social, ou seja, quando o aluno desenvolve sua intervenção no objeto de estudo. É esta a vivacidade dos projetos contidos na Estação do Saber, por meio dos quais o aluno trilha e reflete sua aprendizagem em várias estações envolvendo toda a unidade escolar”, destaca Robson.

Planejamento e fortalecimento pedagógico

A coordenadora do Programa de Educação Integral (ProEI) do Estado, Rowena Brito, explica como as unidades desenvolvem as Estações dos Saberes. “No início do trimestre, a escola se reúne para ver que temas a comunidade escolar quer trabalhar nas Estações dos Saberes. Então, o responsável por ministrar a oficina apresenta um planejamento de como será desenvolvida a atividade e na primeira semana de aula os estudantes poderão optar em participar das que mais se identificam”.

Cies
…envolvendo os alunos na  iniciação científica, intervenção de práticas sociais, arte, esporte e cultura.
Fotos: Divulgação/Educação

No Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, as Estações dos Saberes chegam ao segundo ciclo de atividades, com ampla participação dos alunos. “Esse trabalho é fundamental, pois apresenta para o estudante assuntos de forma lúdica, o que torna o aprendizado mais dinâmico e prazeroso. Essa atividade tem atraído ainda mais o aluno para a escola e mostra a importância dos Complexos Integrados na busca de novas metodologias pedagógicas”, destaca o coordenador pedagógico do Cieps, Wellington Salgado.

Segundo a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Danúsia Cardoso Lago, integrante da equipe pedagógica do Cieps, junto com Wellington e a professora Alessandra Tito, vice-diretora do Integral e Noturno, a ação vem apresentando excelentes resultados. “Já é visível o sucesso desse trabalho, pois estudantes e professores se empenharam numa proposta que trouxe mais vida para dentro da escola. Em cada estação, o aprendizado e empolgação são enormes. Nesse trimestre, incluímos os cursos noturnos e é impressionante chegar no final da noite e ver todas as salas cheias de estudantes ativos e participantes.

Os Complexos Integrados de Educação são unidades que oferecem Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantêm os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a UFSB) e de Ipiaú, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

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