Confederação brasileira aprova piscina olímpica na Bahia

A nova piscina olímpica da Bahia, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador, já conta com aprovação da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para competições de natação, nado sincronizado e pólo aquático. Cerca de R$ 15 milhões já foram investidos nas obras. A estrutura vai atender tanto a atletas de alta performance como a projetos de inserção social, mantidos ou apoiados pelo Governo do Estado. O alto padrão da piscina chamou a atenção das seleções de natação da Itália e da Turquia que demonstraram interesse em se aclimatar em Salvador para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

No próximo dia 28, a piscina, que segue todos os padrões internacionais, receberá a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado para apresentações em equipe, dupla feminina e dupla mista. Também será realizado um torneio para nadadores mirins (até 11 anos), promovido pela FBDA. “Nossa piscina olímpica está avaliada entre as cinco melhores do país. Ela se compara a do Parque Aquático Maria Lenk, construída no Rio de Janeiro para os Jogos Panamericanos”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes.

Com dimensões oficiais, a piscina olímpica tem 50x25m, três metros de profundidade e conta com 10 raias, com 2,5m de largura cada, dessas, duas raias ficarão livres para facilitar a dispersão das águas. As bordas de transbordamento do equipamento evitam a perda de água e formação de marolas que podem comprometer o desempenho especialmente dos competidores das primeiras e últimas raias. O secretário cita ainda como outra importante inovação o sistema automático de liberação de cloro, assegurando o uso da dosagem adequada e saudável da substância.

Além de garantir as condições para a Bahia sediar importantes competições aquáticas nacionais e internacionais, o local vai funcionar como estrutura de apoio para treinamento de atletas de alta performance como Allan do Carmo, campeão mundial de maratona aquática (2014) e os paratletas Verônica Almeida e Leonardo Curvello.

Álvaro Gomes ressalta que a estrutura terá um importante papel para a inclusão social por meio do incentivo à prática de esportes para jovens e crianças que participam de programas e projetos ligados ao governo, como o Pacto pela Vida. “Nossa meta é estimular especialmente aqueles que se destacarem com boas performances e dar condições a que se desenvolvam como atletas e tenham novas perspectivas para sua vida e de sua família”, afirmou o secretário.

O secretário explica ainda que, até a finalização de todo seu projeto, o local funcionará com estruturas provisórias, a exemplo de arquibancadas, vestiários e instalações administrativas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *