Confira 4 peças que você provavelmente está lavando errado e como evitar prejuízos no guarda-roupa.
Especialista lista dicas de lavagem correta para evitar incidentes.
Quem nunca colocou uma peça na máquina e se arrependeu depois, ao perceber que ela perdeu a forma, desbotou ou encolheu? A rotina acelerada leva muita gente a lavar roupas de forma prática e no automático, mas alguns erros comuns podem comprometer o guarda-roupa e gerar gastos desnecessários. Para ajudar a evitar prejuízos, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, apontou quatro soluções para erros comuns em peças que exigem atenção redobrada na hora da lavagem.
Roupas de academia: Na maioria desses casos, a falha é colocar as roupas molhadas de suor com as outras que já estão no cesto. Quando misturadas, podem causar um mau cheiro generalizado. Após o treino, deixe a peça respirar e secar ao ar livre antes de colocá-la com as outras. Esse cuidado simples reduz a umidade e impede a proliferação de bactérias e fungos, que podem se espalhar para todas as roupas. Além disso, o excesso de amaciantes também pode ser um vilão e potencializar o odor.
Jeans: Talvez você não saiba, mas esse tecido não precisa ser lavado com muita frequência e fazer esse processo em excesso pode desbotar as fibras e desgastar a cor. A recomendação é lavar apenas quando realmente for necessário, sempre do avesso, em água fria e com pouco sabão. Assim, além de preservar a cor original, o tecido mantém sua estrutura por muito mais tempo. Em lavanderias self-service como a Lavô, por exemplo, o produto já é incluso na quantidade certa, o que aumenta a segurança e a efetividade da lavagem.
Peças íntimas: o maior erro é misturá-las com outras roupas na lavagem. Por terem material mais sensível, podem sofrer com o atrito e acabam laceando elásticos ou deformando bojos. Para evitar esse problema, o ideal é escolher programas rápidos e delicados de lavagem. Assim, as peças duram mais e mantêm o conforto e a sustentação originais.
Camisas sociais: Geralmente são materiais que exigem delicadeza para permanecerem impecáveis, por isso não devem ser submetidos a ciclos intensos. Para preservá-las, vale apostar em modo delicado, com pouco sabão e cuidado com a temperatura da secagem. Isso evita a deformação dos colarinhos e punhos, além dos vincos difíceis de remover até mesmo com o ferro.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.
* Fonte: Jullia Nascimento – Assessora de Imprensa
MARKABLE