Escolas da Rede Municipal apresentam projetos na II Feira de Educação Socioambiental
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre neste 5 de junho, mais de 800 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino apresentam nesta segunda-feira, 5, seus projetos em defesa da natureza. Os estudantes e professores participam da II Feira de Educação Socioambiental, que acontece até no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, das 8:00 às 16:00 até esta terça-feira, 6.
Estudantes de 13 escolas da Rede visitam a Feira. “As escolas que desenvolvem projetos em defesa do meio ambiente têm neste espaço a chance de apresentar à comunidade os trabalhos realizados e trocar experiências”, explica Janaina Alves Nascimento, responsável pelas ações na área de Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Educação.
As escolas municipais, além de participar da visitação guiada ao parque e aos stands, trouxeram para a feira diversas apresentações culturais, divulgaram seus projetos e atividades na área da Educação Ambiental. Também participaram de contação de histórias. As unidades de ensino Ana Brandoa (que fica no Tomba), Maria Antonia da Costa (Santa Mônica), Chico Mendes (Campo Limpo), João Paulo II (Queimadinha) e Agrário de Oliveira Melo (distrito de Ipuaçu) apresentaram suas ações no evento.
A feira conta com expositores de 28 empresas, instituições e escolas públicas e privadas. “É importante que possamos compartilhar formas de preservar o meio ambiente mostrando aquilo que é produzido, seja no ambiente de trabalho ou de estudo. A presença destes estudantes mostra que a conscientização pode começar cedo”, destaca Hiram Bastos Freire, chefe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As alunas da Escola Municipal Ana Brandoa, do bairro Tomba, enfocaram o tema “Água e Energia” numa apresentação de ginástica rítmica. “Aprendi como é importante economizar água e energia para que sempre tenhamos e que o meio ambiente não sofra”, conta a estudante Yasmin dos Santos Silva, do 5º ano. A unidade de ensino também desenvolve um projeto de reciclagem.
“Durante todo o ano temos a preocupação de abordar a educação socioambiental em sala de aula. Essa conscientização, quando iniciada ainda na infância, transforma estes alunos em adultos mais cuidadosos com o planeta”, acredita Dilma Leão, diretora da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, do bairro Baraúnas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana