“Esquenta” para a Taça Brasil acontece na Praia da Tiririca com a etapa Itacaré Surf Festival, válida pelo Baiano de Surf

Atletas da Base, Profissional, Master e Femino disputam pontos para o ranking, enquanto se preparam para a etapa do Brasileiro que vem na sequência do festival.

Praia da Tiririca – Foto: Fabriciano Júnior – @fabricianojuniorsurf

Tudo pronto na Praia da Tiririca para receber mais uma etapa do Baiano de Surf 2025. O Itacaré Surf Festival acontece entre os dias 11 e 14 de junho, com 10k de premiação em dinheiro para os atletas da categoria Profissional, 1.5k para cada categoria da Master e 1.5k para a categoria Feminino.

Com ondas regulares durante todo o ano e um cenário de natureza exuberante, a Praia da Tiririca será palco de um show de surf, com a participação dos atletas profissionais da elite baiana. O campeonato também deve atrair atletas de outros estados brasileiros, já que acontecerá alguns dias antes da realização da Taça Brasil, na mesma praia.

Alandreson Martins, local de Itacaré, conhecido pelas manobras aéreas. Foto: Rômulo Cruz @surffotograf

Além dos profissionais, a competição vai receber atletas de base das categorias Sub 08 a Sub 18, da categoria surf feminino e Master (Pré-Master +35, Master +40, Kahuna +50 e Legend +60) e deverá reunir mais de 100 surfistas. As vagas são limitadas, mas ainda estão abertas.

De acordo com as previsões meteorológicas, um swell consistente deve atingir a costa de Itacaré nos próximos dias, elevando a qualidade das ondas na Praia da Tiririca. A expectativa é de que as maiores séries entrem entre sexta e sábado, justamente quando estão programadas as baterias da categoria Profissional. O cenário promete condições ideais para manobras de alto nível e disputas acirradas, elevando ainda mais o nível técnico do evento.

Mais uma vez, o Centro de Treinamento de Surf da Praia da Tiririca – o primeiro centro público de surf da Bahia – receberá a comissão técnica. Com excelente estrutura  e visão privilegiada das ondas, o CT está sob a gestão da Associação de Surf de Itacaré, uma das mais antigas associadas da Federação Baiana de Surf. 

O transporte dos atletas que vem da região metropolitana de Salvador será gratuito, através de um ônibus cedido pela SUDESB, uma das maiores apoiadoras do surf baiano.

Marcelo Alves, Vice-Campeão Brasileiro 2024 na categoria Kahuna. Foto: Rômulo Cruz

Surfistas Guardiões do Clima – Para minimizar os impactos ambientais, a FBSurf vem optando por escolhas mais sustentáveis em relação à estrutura, comunicação, organização e envolvimento com a comunidade local onde o evento será realizado. Continuamos em parceria com o Instituto Yandê, através do Movimento Mecenas da Vida, reafirmando nosso compromisso com os princípios da Agenda 2030 – optando pela compensação da emissão de gases poluentes dos atletas participantes e buscando soluções para um evento rumo ao lixo zero.

Nossos atletas serão oficialmente chamados de Surfistas Guardiões do Clima, já que parte das inscrições será destinada à compensação individual da emissão de carbono. Todos os atletas inscritos também receberão um kit com camiseta em malha, mais confortável e durável, um copo retrátil em fibra de bambu, para evitar o uso de copos descartáveis, parafinas ecológicas e uma ecobag.

Todos os atletas inscritos e o staff técnico terão cobertura através do seguro de vida Porto Seguro.

A atleta Maria Eduarda é um dos destaques da competição. Foto: Rômulo Cruz.

Sobre a FBSurf – A Federação Baiana de Surf (FBSurf) é hoje uma das entidades mais atuantes do país, com recorde de etapas realizadas no circuito estadual — foram dez etapas válidas para o ranking baiano em 2024. De olho no novo ciclo olímpico, a federação vem fortalecendo sua gestão com foco na profissionalização, formação de atletas e ampliação de parcerias estratégicas, como a firmada com a SUDESB. 

Com dez associações locais filiadas e atuação ao longo de todo o litoral baiano, a FBSurf promove e chancela campeonatos desde as categorias de base até o alto rendimento, incluindo o parasurf. Todos os eventos realizados contam com cobertura por apólice de seguro para atletas e comissão técnica, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar de quem vive o esporte.

A etapa Itacaré Surf Festival será realizada pela FBSurf, com o apoio da Associação de Surf de Itacaré, SUDESB, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré, Monster, Ticketsports, Férias Itacaré, Conect Telecom e outros parceiros locais.

BAIANO DE SURF – ITACARÉ SURF FESTIVAL

Válida pelo Campeonato Estadual Baiano 2025

De 11 a 14 de fevereiro na Praia da Tiririca

Categorias: Sub 08 a Sub 18, Profissional, Feminino e Master

Inscrição na etapa de Itacaré: https://site.ticketsports.com.br/Inscricao/categoria.aspx?__idEvento=72522

* Fonte: Fabricia ValeckFVLK Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing

Curadoria e Produção de Conteúdo

Design Gráfico e Digital

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *