EXPOFEIRA HOMENAGEARÁ SEUS CRIADORES.

Tradição com Inovação, é o tema da 45º  Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) que será aberta à 16 horas do dia 01 de setembro, no Parque João Martins da Silva, homenageando as quatro personalidades responsáveis pelo surgimento da exposição: Gil Marques Porto, presidente da Associação Rural (hoje Sindicato dos Produtores Rurais) e idealizador do evento, Joselito Falcão de Amorim, prefeito municipal, João Martins da Silva, pecuarista que doou a área do parque e Vicente Quezado  Leite , pecuarista e diretor de banco, que foi outro idealista no arrojado projeto em 1967.

A Exposição deste ano, conforme o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, será uma homenagem especial e merecida  a “quatro lideranças que, com determinação, propiciaram o surgimento deste magnifico evento que é a Expofeira“, ressalta assim a necessidade de se preservar a história do município em todos os seus ângulos, sendo a exposição um item indelével quando se refere a atividade agropecuária.

Alexandre Monteiro adianta que os quatro indicados terão estatuas no parque para perenizar a homenagem “estamos convidando familiares desses quatro lideres da comunidade para que compareçam no dia 01 de setembro. Será muito importante tê-los no  Parque, para que participem desse  reconhecimento do município”. Para a realização da mostra que deverá reunir mais de 1.500 animais entre bovinos, equinos, ovinos, caprinos e outros, o governo municipal promoveu ampla reforma e modernização no Parque João Martins, investindo cerca de R$ 7 milhões. “Agora temos um estabelecimento para multiuso, significa que além da Expofeira o Parque poderá ser utilizado para muitos outros eventos no decorrer do ano”, ressalta o secretário Alexandre Monteiro.

Estão programados para ocorrer durante a Expofeira três leilões, sendo dois de gado nelore.  Monteiro tem expectativa de contar com a presença de criadores de vários estados uma vez que efetuou convites nesse sentido, ressaltando que um evento de cavalos da raça  campolino que seria realizado em Minas Gerais no mês de setembro  foi adiado para outubro para que criadores mineiros possam participar da mostra de Feira de Santana. A entrada de animais no parque será feita a partir de 26 deste mês até o dia 01 de setembro, quando começará a mostra.

Dedicando-se com entusiasmo à divulgação da Expofeira, Alexandre Monteiro estima que 30 mil pessoas deverão estar diariamente no Parque João Martins, número que  poderá ser maior no sábado, dia 7 de setembro, feriado comemorativo da Independência do Brasil. O encerramento da expo será no dia 8, domingo. Observa ainda o secretário que a partir do dia 27 deste mês, haverá uma série de cursos promovidos pelo SENAR, relacionados com atividades do agro. Para o público que vai ao Parque para ver os animais, Alexandre Monteiro salienta que além de cavalos campolino, manga-larga marchador, manga-larga paulista e pampa, haverá o poney e entre os  bovinos o nelore, o gir leiteiro e também o mini-gado, que são pequenos animais de cerca de 30 centímetros de altura. ‘Serão muitas as atrações’, conclui Alexandre Monteiro. Vale lembrar que a última exposição foi realizada em 2019.

* Por Zadir Marques Porto – Jornalista (Colaboração)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *