Feira de Santana celebra o encerramento do projeto “Raízes do Samba de Roda Rural” com grande roda de samba aberta ao público.

Após duas semanas de oficinas, vivências e ensaios coletivos, o projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” chega à sua etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, no dia 31 de outubro, às 16h20min., no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.

Raízes do Samba de Roda Rural – Oficinas – Foto: Divulgação

A culminância marca o encerramento das atividades formativas que reuniram dezenas de participantes nas oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança, realizadas entre os dias 14 e 30 de outubro, com certificação de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Raízes do Samba de Roda Rural – Oficinas – Foto: Divulgação

Durante as oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender diretamente com os oficineiros Amandêra Novais, Daniel da Quixabeira e Flávia Maisuma Silva, nomes ligados à pesquisa e prática das culturas populares e afro-brasileiras.

Além do aprendizado musical e corporal, o projeto promoveu momentos de troca intergeracional, resgate da memória e valorização do legado do saudoso Mestre Bel da Bonita, referência maior do samba de roda rural do sertão baiano em Feira de Santana.

O Encerramento celebra a tradição e convida o público

A atividade de encerramento será uma grande roda de samba reunindo oficineiros, alunos, mestres convidados e o público em geral. O evento contará ainda com Ajeum coletivo (partilha de alimentos), reafirmando o caráter comunitário e afetivo do samba de roda.

“O Raízes do Samba de Roda Rural é um gesto de continuidade. Celebramos a memória de Bel da Bonita não apenas com saudade, mas com ação, com novos sambadores e sambadeiras levando adiante essa tradição”, destaca o produtor musical Lerry, idealizador do projeto ao lado dos artistas Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio.

Inspirado também no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania (Fundado por Bel da Bonita “In Memorian”), o projeto amplia o olhar sobre o samba de roda e suas conexões com estéticas globais como jazz e música eletrônica.

Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 1º dia @samba_rural –  https://www.instagram.com/p/DP32JKNDhTj/ 

Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 2º dia @samba_rural –  https://www.instagram.com/p/DQHoY_ZDgUL/

Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 3º dia @samba_rural – https://www.instagram.com/p/DQUX9tHkdDQ/  

Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, apoio da Prefeitura de Feira de Santana e parcerias da UEFS, UFRB e Museu Casa do Sertão, a iniciativa vem fortalecendo a formação cultural e a valorização do samba de roda no sertão baiano.

* Fonte: TDL – Assessoria de Comunicação e Mídia 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *