Feira de Santana celebra o encerramento do projeto “Raízes do Samba de Roda Rural” com grande roda de samba aberta ao público.
Após duas semanas de oficinas, vivências e ensaios coletivos, o projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” chega à sua etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, no dia 31 de outubro, às 16h20min., no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.
A culminância marca o encerramento das atividades formativas que reuniram dezenas de participantes nas oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança, realizadas entre os dias 14 e 30 de outubro, com certificação de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Durante as oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender diretamente com os oficineiros Amandêra Novais, Daniel da Quixabeira e Flávia Maisuma Silva, nomes ligados à pesquisa e prática das culturas populares e afro-brasileiras.
Além do aprendizado musical e corporal, o projeto promoveu momentos de troca intergeracional, resgate da memória e valorização do legado do saudoso Mestre Bel da Bonita, referência maior do samba de roda rural do sertão baiano em Feira de Santana.
O Encerramento celebra a tradição e convida o público
A atividade de encerramento será uma grande roda de samba reunindo oficineiros, alunos, mestres convidados e o público em geral. O evento contará ainda com Ajeum coletivo (partilha de alimentos), reafirmando o caráter comunitário e afetivo do samba de roda.
“O Raízes do Samba de Roda Rural é um gesto de continuidade. Celebramos a memória de Bel da Bonita não apenas com saudade, mas com ação, com novos sambadores e sambadeiras levando adiante essa tradição”, destaca o produtor musical Lerry, idealizador do projeto ao lado dos artistas Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio.
Inspirado também no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania (Fundado por Bel da Bonita “In Memorian”), o projeto amplia o olhar sobre o samba de roda e suas conexões com estéticas globais como jazz e música eletrônica.
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 1º dia @samba_rural – https://www.instagram.com/p/DP32JKNDhTj/
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 2º dia @samba_rural – https://www.instagram.com/p/DQHoY_ZDgUL/
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural – 3º dia @samba_rural – https://www.instagram.com/p/DQUX9tHkdDQ/
Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, apoio da Prefeitura de Feira de Santana e parcerias da UEFS, UFRB e Museu Casa do Sertão, a iniciativa vem fortalecendo a formação cultural e a valorização do samba de roda no sertão baiano.
* Fonte: TDL – Assessoria de Comunicação e Mídia


