Governo brasileiro formaliza pedido para entrar na OCDE
Após 23 anos de relações bilaterais, o Brasil solicitou formalmente a entrada na Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE). O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30) pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. Com o pedido, o conselho da entidade vai analisar a inclusão do País na organização.
Parola ressaltou que em 2007, o Brasil foi convidado a um engajamento ampliado com a OCDE, justamente como mecanismo para estreitar a parceria com o órgão. Desde 1994 o País participa de atividades do órgão, além de acompanhar 23 comitês e grupos de trabalho. Além disso, o Brasil ainda acolheu 31 instrumentos jurídicos definidos pela organização.
“[O pedido] insere-se no marco dos esforços do Governo brasileiro para consolidar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, com a modernização da gestão e aproveitamento da larga experiência em políticas públicas comparadas da Organização”, afirmou o porta-voz, em comunicado à imprensa. A OCDE tem sede em Paris e reúne nas principais economias do mundo entre seus 34 membros.
Parceria com a China
Durante o briefing, o porta-voz reforçou o lançamento de um fundo de investimentos em parceria com o governo chinês. O aporte chega a US$ 20 bilhões que serão direcionados para os setores de infraestrutura, manufatura e agronegócios. A previsão é de que o fundo entre em operação a partir de junho.
“Trata-se de mecanismo inovador de financiamento, com acordo paritário na gestão, e que criará importantes oportunidades de diálogo e de aproximação entre o Brasil e a China”, afirmou Parola.
Fonte: Portal Planalto