Primeiros bebês atendidos em mutirão apresentam audição normal

Os 15 primeiros bebês que realizaram exames auditivos no mutirão promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na manhã sábado (5), no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (Cepred), em Salvador, tiveram o resultado normal. Isso significa que responderam a todos os estímulos e não há problemas na audição. Até o final do dia, a expectativa é que todas as 40 crianças agendadas compareçam para a realização do Bera – Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico e o Otoemissão Acústica Evocadas (OEA).

O mutirão acontece até o próximo dia 12 e as mães interessadas devem procurar as secretarias municipais de suas cidades para realizar o agendamento na instituição. Os bebês são avaliados por uma equipe multidisciplinar e terão acompanhamento na própria unidade ou encaminhados para outras entidades, onde passarão por reabilitação, caso haja necessidade.

De acordo com o subsecretário estadual da Saúde, Roberto Badaró, “as mães devem buscar informação junto às secretarias de saúde dos seus municípios a fim de que seus bebês tenham acesso aos exames de imagem necessários, além da terapia para estimulação precoce da criança e aos exames que são realizados no Cepred, que é um local de referência para toda a Bahia”.

A diretora do Cepred, Normélia Quinto, explicou que “novos exames auditivos serão realizados daqui a seis meses, de modo que haja um acompanhamento efetivo do desenvolvimento do bebê e, caso necessário, a reabilitação motora começa imediatamente, com duas ou três sessões por semana”

Exames

O Bera avalia a integridade funcional do nervo auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Entre algumas das indicações estão o diagnóstico precoce da perda auditiva, o acompanhamento da maturidade das vias auditivas no quadro de hiperbilirrubinemia (concentração anormalmente alta de bilirrubina no sangue) neonatal e também detecção de tumores do nervo auditivo.

O exame OEA é indicado também para verificação de perda auditiva. Para a realização do teste, é colocada uma sonda na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe, no computador, as respostas sonoras que a cóclea (órgão auditivo) da criança produz. Se as emissões otoacústicas estiverem presentes o exame é normal. Se estiverem ausentes pode ser que haja deficiência auditiva ou uma imaturidade do sistema auditivo.

 

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *