Profissionais da saúde são treinados para atender trauma no tórax
A identificação dos tipos de lesões com risco de vida e aquelas potencialmente fatais, entre outros assuntos, foi abordada durante a Sessão Científica, realizada pelo Samu de Feira de Santana para seus funcionários, mas aberto a instituições que trabalham com atendimento de emergências, como o Corpo de Bombeiros e empregados na rede particular. O tema foi “Trauma do tórax” e ministrado pelo cirurgião Rinaldo Barros.
A explanação do médico, por cerca de uma hora, teve como base o ATLS, que é um manual de procedimento usado em todo o mundo, no caso de traumatismo. Disse que o atendimento deve obedecer uma sequência prevista no manual. Enfatizou que trauma é a principal causa de morte nas pessoas de até 40 anos, na maioria dos países desenvolvidos. “São mais de cinco milhões de mortes por trauma, por ano”.
O médico afirmou que a sequência no atendimento deve ser seguida pelos profissionais. Os atendimentos nos casos de traumas são iniciados sem a presença de equipamentos sofisticados. Daí a necessidade da experiência para que se chegue ao diagnóstico apenas com a observação do estado do paciente, bem como os sinais internos e externos emitidos por ele. “O profissional deve estar qualificado para prestar atendimento de qualidade”, disse ele, com relação a este tipo de evento.
Rinaldo Barros disse que o conhecimento é a base do atendimento ao trauma e que este tipo de evento significa capacitação e educação continuada. A coordenadora do Samu em Feira de Santana, Maiza Macedo, esteve presente.
A Sessão Científica foi realizada na noite de quinta-feira, 18, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, e abriu a temporada deste ano. O evento é realizado sempre na última quinta-feira do mês. O tema da próxima sessão será “Abdome agudo” – o nome do facilitador não foi divulgado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.