Projeto da FTC aposta na competência do aluno e na interdisciplinaridade

“Não queremos alunos que repetem conceitos, mas que utilizam conceitos para fazer”. O recado é do professor cubano Roberto de Armas Urquiza, que está ministrando uma oficina sobre Currículo por Competências na FTC Feira de Santana, juntamente com a professora Letícia Suñé Sampaio. O evento, iniciado ontem com encerramento hoje à tarde, é mais uma etapa do processo de implantação de um novo modelo pedagógico na Instituição.

O perfil do aluno é o foco do projeto, de acordo com Urquiza, que é professor emérito da Universidad de La Habana com 49 anos de experiência em docência, doutor em Ciências Biológicas e especialista em Currículo por Competências, é o perfil do aluno. Ele destacou ainda a importância do planejamento das disciplinas de forma integrada. “Não podemos ver uma disciplina de forma isolada, mas sempre relacionadas e voltadas para competências e não conteúdos”, disse.

Defendendo a ideia de que “o conhecimento não é nada se não se sabe o que fazer com ele”, Roberto Urquiza enfatizou que dentro da visão de Currículo por Competências valores como ética e cidadania, condutores do comportamento social, deixam de ser apenas conceitos e são transformados em ações. “O resultado é a aprendizagem”, simplificou o professor, resumindo a proposta que está sendo implantada na rede FTC em três saberes: “Saber ser, saber como ser e saber como fazer”.

Para a professora Letícia Suñé, que é do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC e possui pós-doutorado em Currículo por Competências pela Universidad de La Habana, “é fazendo que conseguimos compreender”. E os docentes da Instituição estão aprendendo na prática a elaborar o plano de ensino e aprendizagem. Durante todo o dia de hoje eles trabalharam em grupos para elaborar propostas interdisciplinares, cuja apresentação, no final da tarde, encerra a oficina.

Para o diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo, a integração é a palavra de ordem desse projeto, cujo objetivo maior é a qualidade do ensino. “A cada dia o perfil do aluno é mais desafiador para o docente e esta iniciativa certamente será um marco para a Instituição”, afirmou, ressaltando que as discussões, bem como a implantação efetiva da proposta envolvem não somente os professores, mas coordenadores e a direção da faculdade.

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