Sebrae impulsiona startup feirense em missão internacional de inovação em Singapura.

Puba, startup nascida na UEFS, representa o Nordeste na Singapore Week of Innovation and Technology, com apoio da instituição.

Foto: iStock

Feira de Santana está representada no cenário global de inovação através da startup Puba, selecionada para a 4ª Missão de Startups Brasileiras em Singapura, que acontece de 23 a 31 de outubro de 2025. A iniciativa é promovida pela Embaixada do Brasil, em Singapura, numa parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e o Sebrae, tendo como objetivo inserir empresas brasileiras em um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo.

A Puba, que nasceu nos laboratórios da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi uma das oito startups selecionadas em todo o país para participar da “Singapore Week of Innovation and Technology” (SWITCH 2025). Fundada por Taris Maria e Acsa Magalhães, a empresa desenvolve soluções em nanotecnologia e biotecnologia, produzindo bioextratos a partir de plantas e micro-organismos de forma sustentável. Uma solução inovadora para indústria de cosméticos e para o agro.

“O apoio a startups inovadoras, como a Puba, faz parte da nossa estratégia de fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Estamos demonstrando que o interior da Bahia tem capacidade de gerar soluções tecnológicas competitivas em nível global”, destaca Isailton Reis, gerente regional do Sebrae.

As fundadoras da startup comemoram as conquistas. “Participar dessa missão representa um reconhecimento internacional e a possibilidade de mostrar para o mundo que o Brasil desenvolve tecnologia de última geração. É posicionar a Bahia como polo de inovação e desenvolvimento de novos materiais. E a Pesquisa como propulsor de soluções sustentáveis para dois grandes mercados: cosméticos e agro”, afirmam Taris Maria e Acsa Magalhães.

Além de integrar a missão internacional, a Puba também está entre as 250 finalistas da Slingshot 2025, uma das maiores competições globais de startups deeptech. A startup é a única representante do Nordeste na final que ocorrerá da Pré COP30, em São Paulo, no dia 5 de novembro durante o “Summit Agenda SP+Verde”.

A participação da startup na missão inclui agenda estratégica com mentorias em propriedade intelectual, visitas a hubs de inovação e laboratórios, além de pitching para investidores internacionais no Brazil Demo Day. O Sebrae tem apoiado a startup através de ações em conjunto com o Inova Feira, que fortalecem o ecossistema de inovação local.

*FONTE: Juliana Vital – ML Comunicação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *