Agricultura familiar marca presença em encontro internacional Brasil-Alemanha
A agricultura familiar da Bahia está presente na 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, que teve início neste domingo (15) e segue até esta terça-feira (17), no Centro de Convenções, em Natal, no Rio Grande do Norte.
No estande do Governo da Bahia, produtos como chocolates (da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências, Coopfesba, de Ibicaraí), doces e cerveja de umbu (da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, Coopercuc), banana da terra chips (da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, Coopatan) e mel (da Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco, Coopamesf, de Ibotirama) mostram a potencialidade do rural baiano.
As cooperativas são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que já investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 1,2 bilhão na agricultura familiar, com ações que vão desde ao manejo até o acesso ao mercado.
Com o tema ‘Parceria Brasil-Alemanha em tempos de mudança global’, o evento reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países, para estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios.
O presidente Coopfesba, Osaná Crisóstomo, destacou que a participação no evento é um momento importante para a cooperativa. “A participação em eventos como esse traz força não somente para a cooperativa, mas para os agricultores envolvidos nesse projeto, do cacau ao chocolate. A perspectiva é boa, de novos mercados, e também de colocar um produto de qualidade para o consumidor final, do cacau cabruca, da origem ao chocolate”.
(Foto: SDR)
Bahia x Alemanha
Com oito grandes empreendimentos alemães implantados na Bahia que, juntos, geram 2,3 mil empregos e somam cerca de R$ 4 bilhões em investimentos, o Governo do Estado participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA-2019), para ampliar o fluxo de negócios com investidores do país europeu, além de fortalecer as relações de cooperação internacional nos campos da economia, turismo, planejamento e cultura.
O governo baiano montou um estande no evento no qual expõe as oportunidades de investimento e o ambiente de negócios do estado. A Bahia está fortemente interessada em receber esse encontro econômico em 2021, quando voltará a ser realizado no Brasil.
O EEBA é organizado pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e, nesta edição, tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).
Fonte: Ascom/SDR
Comentários