ÁRVORES – MUDANÇA NA NOIDE CERQUEIRA

Mudas de Felícia, Sibipiruna e Resedá, árvores bonitas, decorativas, de boa copa e que não prejudicam a pavimentação, deverão ser plantadas nas calçadas da Avenida Noide Cerqueira, em substituição às da espécie Nim, ali existentes. A observação foi feita pelo diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, João Evangelista Basto Falcão, ao analisar o assunto, ao lado do secretário Eli Ribeiro e do diretor da pasta Wellington Andrade.

Conforme Falcão, a Nim que é comum no sul do continente asiático, com maior ênfase na Índia, foi introduzida no Brasil a partir de 1980 e, no que pese suas reconhecidas propriedades farmacológicas, não é adequada para a arborização urbana, já que suas raízes crescem muito danificando passeios e a pavimentação. Outro ponto significativo observado pelo diretor de Áreas Verdes do município é o prejuízo ambiental causado pela Nim. “Foi constatado que essa espécie mata as abelhas, responsáveis pela polinização das plantas” adverte.

A felícia é uma planta originária da África do Sul e muito cultivada nos jardins da Europa, com flores anuais bonitas, amareladas no centro e branco lilás nas bordas. Resedá é uma espécie com flores igualmente belas e perfumadas, já a sibipiruna, também bem usada em arborização urbana é da família das leguminosas, assim como a sicupira.

(Por Zadir Marques Porto)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *