Casa Respeita as Mina é inaugurada no Pelourinho

Combate à violência contra as mulheres, literatura voltada para o empoderamento feminino e espaço para shows, oficinas e outras atividades que abordem esses temas. Tudo isso pode ser encontrado na Casa Respeita as Mina, inaugurada nesta quarta-feira (19), no Pelourinho. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o Instituto Goethe e a Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha (Unidas). 
A inauguração contou com a presença da secretária da SPM, Julieta Palmeira, da atriz Sibel Kekilli, que atuou na série ‘Game of Thrones’ e é fundadora da Unidas, e do diretor-executivo do Instituto Goethe, Manfred Stoffl. Durante o Carnaval, a casa, localizada na Rua das Laranjeiras, número 31, no Terreiro de Jesus, vai começar a funcionar às 9h30 e ficará aberta enquanto houver movimento no Pelourinho.
“Especificamente no Carnaval, nós estaremos aqui com informações sobre o que a mulher que sofre violência deve fazer. Aqui haverá toda uma informação sistematizada para os diversos tipos de violência, seja a sexual, o assédio, a violência física ou outro tipo”, explicou Julieta Palmeira, acrescentando que a casa ficará em atividade, inicialmente, até o dia 31 de março. 
Segundo a secretária, o estabelecimento possui uma biblioteca com diversos títulos que podem ser lidos em redes instaladas na casa. “Faremos lançamentos de livros neste espaço e oficinas acessíveis para qualquer pessoa. Também temos um espaço, um palco, para que as mulheres sejam ouvidas. Teremos pocket shows e estamos abertos também para quem quiser trazer a sua programação para cá. Basta combinar com a direção da casa”, disse. 
A atriz alemã Sibel Kekilli explicou que a parceria com a SPM nasceu em 2019.  “Eu vim aqui junto com a delegação do ministro das relações exteriores da Alemanha e foi na Bahia que começamos a Rede Mulheres Unidas. Depois fomos para Brasília e seguimos para Bogotá”. 
Segundo ela, a intenção dessa rede é atuar em favor das mulheres da América Latina, do Caribe e da Alemanha. “Depois de um ano, eu fui convidada para um programa de residência artística e agora estou em Salvador. Conheci a secretária Julieta Palmeira, ela me apresentou essa proposta da casa e hoje estamos aqui juntas abrindo esse espaço”.
Parceria
O diretor-executivo do Instituto Goethe destacou a importância da atuação do Governo do Estado, por meio da SPM. “Nós fizemos uma primeira parceria no ano passado e agora elaboramos um projeto maior. Foi assim que fizemos essa casa. Para o mundo inteiro, é importante defender os direitos das mulheres. Por isso, a gente faz parte dessa cooperação”.
A inauguração da Casa Respeita as Mina teve a participação de diversas mulheres empreendedoras da região do Pelourinho, como a conhecida Alaíde do Feijão. Também presente, a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Rita Santos, ressaltou a importância do espaço. “As baianas de acarajé sofrem assédio não somente por parte dos clientes, mas também sofremos a violência doméstica. Essa semana, nós tivemos uma baiana de acarajé que foi assassinada e estava grávida de 6 meses. Então, essa casa é importante não apenas para as baianas, mas para todas as mulheres”.
Repórter: Raul Rodrigues

Confira a galeria de fotos desta notícia:

Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Inauguração da Casa Respeita as Mina no Pelourinho
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *