Espetáculo exalta Feira de Santana e homenageia feirenses.

Protagonizado por crianças do 3º ano, o espetáculo ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ exaltou a trajetória de Feira de Santana e homenageou personalidades que, como feirenses nativos ou de coração, constroem a história do município.

Foto: Divulgação JPI

Entre os estudantes que se apresentaram estava Antônia Tosta. “Foi muito legal aprender e contar a história da Princesa do Sertão. Aprendi sobre a origem da nossa cidade, quem foram seus primeiros habitantes… Aprendi várias coisas”, disse.

Todo orgulhoso, Antônio Carlos Tosta, pai da aluna, assistiu ao espetáculo. “Muito importante um trabalho como esse. Sou feirense, mas aprendi mais sobre nosso município ao ver minha filha e seus colegas se apresentando”, revelou. Homenageados foram o poeta, músico, cantor… Carlos César Silva, mais conhecido como Cesinha dos Olhos d’Água; a jornalista e radialista Dandara Barreto; a estilista Flávia Sacramento e o comandante do Guarda Municipal, Itamar da Cruz.

Falando em nome dos homenageados, a comunicadora Dandara Barreto destacou a honra de viver aquele momento. “Esse projeto resgata história e cultura de Feira de Santana. Morei em Salvador, mas voltei à Princesa do Sertão. Meu umbigo é enterrado aqui”, frisou Dandara. O espetáculo integra projeto pedagógico de mesmo nome, tradicionalmente desenvolvido pela Escola João Paulo I (JPI) junto aos seus estudantes do 3º ano.

Projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre

A ação envolve componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa. “No projeto, crianças estudam desde a origem do município até uma projeção futura de Feira de Santana. Vivendo Feira trabalha também cultura, identidade, valores, pertencimento e, acima de tudo, o desejo de construir uma cidade melhor fazendo parte dela, conhecendo seus monumentos, espaços…”, afirmou integrante da coordenação pedagógica JPI, professora Karine Oliveira.

Outra iniciativa relacionada ao projeto é a ‘Expedição Histórica’, iniciada com estudantes cantando na escadaria da Prefeitura Municipal no dia do aniversário da cidade, que é comemorado em 18 de setembro. Nos meses seguintes, desbravadores visitaram o Mercado de Arte Popular (MAP), o Calçadão da Rua Sales Barbosa, a Praça Bernardino Bahia (Praça do Lambe-lambe), a Praça Eduardo Fróes da Mota e o Casarão Fróes da Mota.

Alunos visitaram também distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde identificaram mudanças e permanências ocorridas nos dois locais. O espetáculo, que também encerrou o período letivo do 3º ano, foi apresentado no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na noite de 27 de novembro. Também participaram da apresentação a cantora Célia Zaiin e o músico Pititiu.

FONTE: Comunicação JPI

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *