Festival Lusoteropolitana celebra lusofonia em Salvador com produções do Brasil, Portugal e Cabo Verde.

A terceira edição do Festival Lusoteropolitana está prestes a agitar Salvador, entre os dias 13 e 28 de janeiro, com a promessa de mergulhar os espectadores em uma atmosfera cultural diversificada, unindo produções do Brasil, Portugal e Cabo Verde.

Palhalusofolia (Foto: Divulgação)

Com uma programação abrangente, que inclui espetáculos de teatro, circo, dança e música, o evento visa proporcionar momentos enriquecedores para o público adulto e infantil. Os valores acessíveis dos ingressos variam entre R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), além de oferecer quatro oficinas artísticas gratuitas para ampliar o acesso à arte e à cultura.

Este encontro multiartístico não se limita apenas a apresentações; ele é um verdadeiro palco para ações artísticas e educativas, enaltecendo a cena local e estadual, além de fomentar um intercâmbio cultural entre as nações lusófonas. O Festival destaca a língua portuguesa como ponto de reflexão, convidando o público a explorar a lusofonia através das artes cênicas.

Entre os destaques da programação, estão espetáculos, como “Cartas d’Abril”, do Grupo CARB, de Portugal, que reflete os 50 anos após a Revolução dos Cravos em Portugal; “Desassossego”, do grupo “Teatro Seu”, de Uibaí (BA), inspirado na obra de Fernando Pessoa, e “Spiritu Labrador”, do artista cabo-verdiano Rony Blastoyse, que funde manifestações africanas com Hip Hop, FreeStyle e AfroBeat. Além disso, a programação infantil conta com a alegria contagiante do “Palhalusofolia” e o emocionante espetáculo “Saudades, João”, um dos destaques da cena baiana em 2023.

A diversidade da língua portuguesa na cena teatral também é explorada, com apresentações como “Sebastião”, de Fábio Vidal, “Espontaneamente – Genealogias da Memória” pela Cia do Improviso Salvador, e o show do Coletivo Outras Vozes, que mistura música e poesia. Todos os espetáculos ocorrerão no Teatro Sesc-Senac Pelourinho às 19h, enquanto o show será na Arena do Sesc-Senac Pelourinho às 20 horas.

Saudades João (Foto Vaner Casaes)

As oficinas, que acontecerão na Casa Improviso Salvador, na Federação, a partir de 13 de janeiro, complementam a experiência do festival. Com inscrições gratuitas, as oficinas oferecerão oportunidades de aprendizado e expressão artística para os interessados. Mais informações e inscrições podem ser encontradas no link linktr.ee/lusoteropolitana.

O Festival Lusoteropolitana é idealizado por Fábio Vidal, do Território Sírius Teatro; João Guisande da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador. O projeto conta com parceria da Multi Planejamento Cultural e Biz Comunicação Integrada e coprodução do Sesc-Senac Pelourinho. A programação completa pode ser conferida no perfil do evento no Instagram (@lusoteropolitana), e os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Sesc-Senac Pelourinho.

* FONTE: Helder AzevedoBiz Comunicação Integrada

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *