Guarda mirim inicia ano letivo: quem se destacar pode conseguir vaga no mercado de trabalho

Disciplina, hierarquia, história de Feira de Santana, língua portuguesa e educação moral e cívica serão a base sobre a qual andarão a primeira e próximas turmas da Guarda Mirim.

Será por ela que seguirão os adolescentes, entre 14 e 17 anos, no processo de formação da cidadania que objetiva a instituição. Todos terão aulas em turno integral.

As aulas de formação foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 8, no prédio onde funcionou a Escola Antônia Costa, no Jardim Acácia e se estenderão até o fim do ano.

Todos os professores, num total de 16 pessoas, são guardas municipais e com diploma de nível superior – isto em várias áreas do conhecimento.

A ideia é lapidar os adolescentes preparando-os para o mercado de trabalho, para que ampliem seus conhecimentos e atuem nas mais variadas empresas.

Entram como menor aprendiz, em empresas ou em instituições públicas. Esta primeira turma tem 200 alunos, que participaram de processo seletivo.

Curso terá quatro meses

Todos entram como aspirantes e o curso de formação terá quatro meses. “Quem se destacar vai disputar as vagas de emprego”, diz o diretor da instituição, inspetor Ailton Almeida (foto).

Os estudantes frequentarão a escola durante um ano. “Se conseguir uma vaga como menor aprendiz vai continuar sendo acompanhado”, explica o diretor.

O boletim escolar com boas notas em tinha azul será parâmetro para a pontuação final que vai definir os melhores das turmas. Foram divididos entre quem cursa o fundamental e o ensino médio.

A unidade vai cobrar disciplina e empenho de todos os seus alunos. Vai cobrar sem deixar de lado a compreensão. Mas, diz o diretor, o mau comportamento será punido.

Não será permitido que os jovens usem barba – bigode pode, ou cabelos grandes.  As meninas deverão manter os cabelos em coque.

Jovem sonha em se tornar policial

E trabalhar para realizar sonhos – comuns a todos os alunos – como o de João Pedro Santa Inês Magalhães (foto), 14 anos e que está no nono ano.

Quer se tornar um membro forças de segurança – não importa qual ela. “Estou aqui porque quero ser policial. Antes não sabia realmente o que queria ser quando estiver adulto”.

A unidade será mantida pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência. É uma iniciativa promovida pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *