HAPVIDA | Os usos da fonoaudiologia para os pacientes da terceira idade

Os usos da fonoaudiologia para os pacientes da terceira idade

Os idosos fazem parte de um público que requer uma maior atenção em relação aos cuidados com a saúde. Consultas periódicas e com diferentes especialidades propiciam um melhor tratamento das doenças. No caso do fonoaudiólogo, alguns problemas específicos podem ser detectados e prevenidos.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) trazem uma realidade: a população brasileira está envelhecendo. O número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. Essa perspectiva alerta para necessidade das mais variadas áreas médicas se voltarem para o atendimento desse público. Por causa da idade, algumas perdas no organismo do idoso são naturais e podem desencadear problemas que afetam o sistema neurológico. É nesse processo que a figura do fonoaudiólogo pode colaborar.

A fonoaudióloga do Hapvida Saúde, Daiane Figueiredo, explica que é muito comum nos idosos os casos de demências e eles precisam ser trabalhados. A demência afeta a memória e algumas funções do idoso, sobretudo aquelas relacionadas à deglutição.

Envelhecimento da voz e do sistema auditivo

O uso excessivo da voz ao longo da vida e a exposição dos ouvidos a ruídos externos desencadeiam alguns problemas nas pessoas da terceira idade. A presbifonia é resultado do envelhecimento da voz e a presbiacusia é o envelhecimento da audição. “O quanto antes o idoso chegar ao fonoaudiólogo melhor para o tratamento. Será dada a devida orientação relacionada aos exercícios vocais e os cuidados com a audição. A depender do caso, a freqüência da visita ao profissional pode variar de acordo com os sintomas que ele apresente”, explicou Daiane.

Riscos do engasgo

Um sintoma que acomete grande parcela dos idosos é a disfagia, que diz respeito a uma dificuldade em engolir. “O engasgo é reflexo de alguma doença que age diretamente na função de deglutição. Isso gera riscos para o paciente e deixar a alimentação mais pastosa é uma das medidas preventivas a serem tomadas”, finalizou a especialista.

Contatos para Imprensa:

Texto & Cia Assessoria de Comunicação

71 – 3341-2440

Analú Ribeiro – 99963-2513 / analu@textoecia.com.br
Gabriela Bandeira – 99607-9318 / 98897-2104 / gabriela@textoecia.com.br
Roberta Rodrigues – 999613-7106 / roberta@textoecia.com.br
Monique Melo – 99982-8806 / monique@textoecia.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *