Hospital Clériston Andrade é homenageado por ter participado do III CIDEM

A direção e toda equipe do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foram homenageados na manhã desta quinta-feira (01) por ter participado do III Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), ocorrido de 23 a 25 de agosto de 2018, em Feira de Santana. A comissão responsável pelo congresso visitou o HGCA e entregou pessoalmente um certificado em agradecimento pela pioneira participação da unidade no III CIDEM.

 

O Professor Dr. Jeidson Marques, coordenador do projeto e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia, Júlio Nascimento Silva, parabenizaram o diretor-geral, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, pela coragem e determinação de ter envolvido toda a unidade, no dia 25 de agosto, na simulação realística de acidente em massa com produtos perigosos (QBRN-Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares). “O HGCA foi o único hospital público do Brasil participante de um simulado de desastre em massa envolvendo QBRN. E sem dúvida isso só ocorreu porque a direção acreditou e confiou no projeto. O socorro às “múltiplas vitimas” foi feito dentro do esperado, o que vem a demonstrar que caso ocorra um acidente desta magnitude o hospital Clériston Andrade está preparado”, disse o Ten. Cel. Júlio Silva.

 

De acordo com o diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, mais de 200 funcionários foram envolvidos nesta atividade que teve como palco a emergência. “Para nós do HGCA a participação no CIDEM foi além de tudo um aprendizado e também a certeza de que esta unidade está mais do que preparada para atender grandes desastres, caso isso venha a ocorrer. Somos gratos aos organizadores do CIDEM por ter nos dado esta oportunidade”, conclui DR. Pitangueira.

 

Sobre o CIDEM

 

Este Projeto é uma iniciativa do Programa de Extensão Laboratório de Comunidade (PROLAC), do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA – Brasil. Regulamentado pela Resolução CONSEPE Nº 070/2014.

 

O CIDEM é um projeto HUMANITÁRIO, promovendo a integração de forças militares e civis que agem em desastres, bem como, a qualificação profissional e da população diante de situações de Desastres em Massa.

 

A partir da troca de experiências em âmbito local, nacional e internacional, aproxima a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres.

 

Ações solidárias para ajudar vítimas de desastres, marginalizados da sociedade e ajuda a comunidades necessitadas fazer parte das ações da equipe de organizadores e monitores do Projeto CIDEM.

 

Fonte: ASCOM/HGCA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *