Inscrições para cursos do RH Bahia serão encerradas nesta sexta-feira (8)

O RH Bahia está colocando à disposição dos órgãos estaduais as últimas vagas para participação nos cursos de educação a distância para operação do novo sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado. As inscrições devem ser realizadas até esta sexta-feira, 8 de março, por meio dos pontos focais do RH Bahia – profissionais que atuam como interlocutores do projeto em cada órgão e são responsáveis pelo mapeamento dos servidores inscritos e o acompanhamento do desempenho nos cursos.

O catálogo de capacitação do RH Bahia inclui 21 cursos com cargas horárias que variam de 4 a 40 horas cada, a grande maioria direcionada especificamente para profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos. Os cursos de Introdução ao RH Bahia e Portal de Serviços, no entanto, podem ser de interesse para um número maior de profissionais. Com cargas horárias de quatro horas cada, estes cursos permitem uma visão introdutória do software e do Portal de Serviços, que desde janeiro vem sendo utilizado diariamente pelos servidores para consultar informações e solicitar serviços como licenças e programação de férias.

“Nossa orientação para quem tiver interesse em participar destes treinamentos é que procure o ponto focal do seu órgão para verificar a disponibilidade de vagas”, explica o líder de treinamento do projeto José Roberto Reis.

De setembro de 2018 até o momento atual, 1320 servidores estaduais já concluíram, seja presencialmente ou a distância, pelo menos um dos cursos oferecidos pelo projeto. “Nesta reta final, nosso objetivo é intensificar a capacitação das pessoas”, diz José Roberto, alertando também para a importância dos treinandos responderem às avaliações de aprendizagem, obrigatórias inclusive para os cursos EAD. “Sem avaliação, o certificado não será emitido”, avisa.

De acordo com o líder de treinamento, 88% dos treinandos alcançaram resultado considerado satisfatório nas avaliações de desempenho. O projeto também contabiliza índices favoráveis de frequência (84%) e reações positivas dos participantes: os cursos foram considerados bons ou satisfatórios por 90% dos alunos das turmas presenciais e por 81% daqueles que frequentaram o EAD. Outro ponto positivo foi a formação de 224 servidores na trilha completa de aprendizagem, que inclui todos os cursos do catálogo de capacitação. “Estes profissionais podem ser estratégicos para a implantação, porque tiveram a oportunidade de ter uma visão ampla dos diversos processos que integram o novo sistema”, ressalta José Roberto.

Experiência pioneira na administração pública nacional, o RH Bahia entrou em ambiente de produção em todo o Estado no último dia 3 de janeiro, gerando impacto nas rotinas de cerca de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. A iniciativa – capitaneada pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) – viabiliza a automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos por meio da implantação do módulo Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional.

Fonte: Ascom/Secretaria de Administração do Estado (Saeb)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *