Jornais com produções textuais de alunos são apresentados em evento de Educação em São Paulo

Jornais com produção de textos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino foram apresentados nesta quinta-feira, 3, no “Encontro de Educação do Século 21”, que aconteceu nesta quinta-feira, no Brasileiro Britânico, em São Paulo, com a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, e da secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

O evento é promovido pelo Instituto Ayrton Senna e abordou o tema “Alfabetização: Dilemas do passado e caminhos para o futuro”. Prefeitos e secretários de Educação de diversos municípios acompanharam as discussões.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Educação desenvolve os programas “Se liga” e “Acelera Brasil”, que corrigem a distorção idade-série e visam melhorar os índices de aprendizagem nas escolas da Rede Municipal.

Os jornais apresentam através de textos produzidos em sala de aula os avanços dos alunos inseridos nos programas. “É uma forma interessante de reunirmos as produções textuais e ainda acompanharmos a aprendizagem das crianças”, atesta Lisandra Sampaio, da equipe técnica do programa.

As políticas de alfabetização e reflexões sobre os desafios de alfabetizar, além dos impactos sociais, econômicos e culturais dos não alfabetizados foram temas do encontro. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, falou sobre “Educação integral como oportunidades de vida” e destacou o empenho das prefeituras e gestores da Educação para o sucesso dos programas.

Em Feira de Santana, a parceria com o Instinto Ayrton Senna beneficia, desde 2016, cerca de 4 mil alunos. O programa “Acelera Brasil” tem como meta diminuir o espaçamento entre a série em que o aluno está matriculado e a sua idade; já o “Se Liga” envolve o trabalho com as crianças que ainda não foram alfabetizadas.

Também participou do encontro a diretora do departamento de Ensino, Jozelia Araujo, que integra o Comitê Técnico de acompanhamento dos programas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *