Museus programam atividades especiais para celebrar o Dia da Crianças

Agenda extensa promete alegrar a garotada em cidades espalhadas por todo o País

criançada que curte visitar museus tem motivos de sobra para comemorar neste mês de outubro. Diversos espaços vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão com uma programação especial para o Dia das Crianças.

Em Minas Gerais, o Museu Regional Casa dos Ottoni, localizado no município de Serro, abre suas portas durante todo o mês para piquenique, brincadeiras e leitura no jardim do museu. Ainda em terras mineiras, o Museu do Diamante (em Diamantina) promoverá contação de histórias e pintura facial, no dia 9, e uma gincana no quintal do museu, no dia 10.

Já o Museu Regional de São João del-Rei promoverá, de 8 a 11 de outubro, apresentação de fantoches e o Teatro de Palhaças, baseados em lendas indígenas e, no dia 11, a abertura da exposição “Sobre Bichos”, que apresenta imagens de animais da fauna brasileira que envolvem, segundo a artista, o natural e o místico.

Em Goiás, o Museu das Bandeiras animará a garotada com a realização de oficinas voltadas para os mitos e lendas brasileiros, com atividades lúdicas e criativas, através de Brincadeiras Populares, nos dias 9, 10 e 11. O museu promoverá, ainda, ações voltadas para a apresentação dos patrimônios imateriais brasileiros, em especial, as Cavalhadas, as bonecas Karajás (Iny) e outros registros imateriais.

No Maranhão, o Museu Casa Histórica de Alcântara, em parceria com o Museu Histórico de Alcântara e a Casa do Divino, realizará de 9 a 19 de outubro a ação “Museus: entre contos e brincadeiras”. Além da visitação aos museus, as crianças participarão de contação de histórias, dinâmicas e brincadeiras, culturais com foco no patrimônio cultural e ambiental de Alcântara. Já em Recife (PE), o Museu da Abolição promoverá no dia 13 de outubro a ação Aguarézinho – Festejos de Contos, com contação de histórias, música, dança, brincadeiras e africanidade.

Em Petrópolis (RJ), a Biblioteca Rocambole do Museu Imperial exibirá no dia 9 de outubro o filme “O Homem das Cavernas”, que traz um jogo de futebol entre os times de uma tribo de homens das cavernas, que busca recuperar o perfeito Vale, contra o poderoso inimigo da Idade do Bronze. Além disso, a Biblioteca tem em sua programação, a contação de várias histórias durante o mês.

De 12 a 14 de outubro, o Museu Histórico Nacional (RJ) apresentará o “Museu de Brincadeiras” – uma viagem a gerações passadas para crianças de 7 a 14 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, através de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos. Acessível para pessoas com deficiência visual e com deficiência auditiva, a atividade abordará a questão “O que é ser criança? ”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ibram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *