Parque da Cidade é visitado por estudantes de Santanópolis

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs) deu início às atividades do trimestre, nesta quinta-feira, 10, com o curso “Vivências Lúdicas e Sustentabilidade” para uma turma de vinte e sete alunos da Escola Municipal Professora Maria Elizabeth, localizada no município de Santanópolis.

As atividades, desenvolvidas no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, tiveram como foco o esporte de orientação, pautado na relação com o meio-ambiente. “A proposta é despertar o olhar dos estudantes para as questões ambientais de uma forma diferente”, disse a bióloga da Semmam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais), Érika Teles (foto – abaixo). Ela também é campeã brasileira de Corrida de Orientação.

Esporte que contempla algumas disciplinas curriculares

De acordo com ela, esse é um esporte multidisciplinar, uma vez que contempla algumas disciplinas curriculares, sendo elas Geografia, História, Matemática, Ciências, Física e a Língua Portuguesa. “Aqui no Parque da Cidade (Frei José Monteiro Sobrinho, onde a Unamacs está instalada) os estudantes tiveram a oportunidade de ter contato com a flora, a caatinga e a mata atlântica”, justificou.

Fomento ao conhecimento, diz professora

A professora do Ensino Fundamental, Loaci da Cruz (foto), uma das que acompanhou os estudantes, considerou que essa é uma forma de fomentar o conhecimento e incentivar o aprendizado. “É uma proposta lúdica, que valoriza a metodologia ativa, que é da relação da teórica com a prática, a partir de ações concretas com o meio-ambiente”.

Para praticar o Esporte de Orientação, o participante utiliza alguns instrumentos, como a bussola, mapa, chip (s-card) e o prisma. No mapa há alguns pontos (prisma) a serem percorridos. Em cada um deles há uma base que vai direcionar para o próximo prisma. Para chegar ao final do percurso, o participante precisa passar em todos os pontos na sequência correta, conforme o mapa. O início do percurso é também indicado no mapa. O participante tem como base o norte para se movimentar. Vence quem completa o percurso em menos tempo.
Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *