Páscoa Saudável: Nutricionista dá dicas para montar um cardápio mais equilibrado.

Especialista também aponta quais cuidados são necessários na hora de escolher os peixes e frutos do mar para compor a mesa.

Crédito: Divulgação

Para muitas pessoas, uma das melhores partes do feriado de Páscoa é se deliciar com os pratos e os tradicionais ovos de chocolate, que simbolizam a alegria da data. Em consequência disso, é comum o exagero no consumo de alimentos com alto teor calórico. 

Contudo, um cardápio saboroso de Páscoa também pode ser saudável e equilibrado. Quem garante é Erika Vanessa Martins Pereira, nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Segundo a especialista, com criatividade, é possível aproveitar o feriado sem passar vontade e ainda cuidar da saúde.  

Uma das vantagens da época é a tradicional oferta e consumo de peixes e frutos do mar, que são opções mais leves e saudáveis do que as carnes. A nutricionista aponta a melhor forma de consumir esses alimentos. “Embora o bacalhau tenha se sobressaído ao longo dos anos, as melhores opções para incluir na alimentação são peixes como salmão, sardinha fresca e pescada, e outros frutos do mar, como camarões, caranguejos e polvo. Já as preparações mais saudáveis são assadas, grelhadas ou cozidas no vapor”, orienta. 

A professora da UniFG também alerta sobre os cuidados que o consumidor precisa tomar na hora de realizar a compra do peixe. “Antes de adquirir os peixes e frutos do mar, é importante observar as condições de higiene do local de venda, assim como o armazenamento e a manipulação do produto. Eles precisam ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo”, recomenda Erika Vanessa. 

A especialista dá dicas, ainda, de como escolher um bom peixe ou fruto do mar e se certificar de que está levando um alimento de qualidade para casa. “No momento da compra, o consumidor deve preferir peixes frescos e inteiros. Tem que estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, pele firme e as escamas não devem se desprender facilmente. Com relação aos crustáceos, estes devem apresentar aspecto geral brilhante, úmido, corpo em curvatura natural, coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha, olhos vivos, proeminentes, odor próprio e suave”, explica.  

No que se refere aos chocolates, a nutricionista garante que não é necessário abrir mão do doce, mas apenas prestar atenção na concentração de açúcar e consumir com moderação. “Os chocolates mais indicados para quem está seguindo um plano alimentar são aqueles com maior concentração de cacau, como chocolates 75% cacau, chocolate amargo ou chocolate meio amargo (40% cacau)”, finaliza. 

Sobre a UniFG  

Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.  

Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.  

Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.  

Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br  

Sobre a Ânima Educação   

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.    

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.    

* Fonte: GISELE ALMEIDAComunicativa Associados.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *