USF da Gabriela orienta grávidas como proceder a partir do nascimento do filho

Nos próximos meses algumas serão mães pela primeira vez, outras já passaram pela experiência, mas mensalmente participam das reuniões realizadas na Unidade de Saúde da Família (USF) do Homero Figueiredo, onde recebem orientações diversas, tiram dúvidas e desfazem mitos acerca da gravidez e alimentação para elas e os seus bebês.
Luciana Pereira dos Santos, 23 anos, está na 23ª semana de gestação de Davi. Será mãe pela primeira vez. “Aqui a gente recebe muitas orientações sobre a gravidez, parto e depois do procedimento, bem como o correto relacionamento com o filho”.
Elas recebem orientações de como proceder a partir do nascimento da criança, como segurar o bebê numa posição confortável nos muitos momentos de amamentação, sobre alimentação saudável e a escolha do que vai comer. “O que elas comem reflete no sabor do seu leite”, explica a enfermeira Lidiane Carneiro. Os encontros acontecem quando da realização do pré-natal.
Alguns mitos relacionados à alimentação esclarecidos. Um deles: a mulher deve comer cuscuz para aumentar a produção de leite? “Elas não devem comer este alimento, porque o milho causa cólicas no bebê”, explica, didaticamente, a nutricionista Jucilete Cardoso. As futuras mães são informadas sobre alimentos que não causam problemas para o filho, por meio do leite, considerado o mais completo dos alimentos nos primeiros seis meses de vida da criança.
As mães também são orientadas de como dar banho nas crianças, principalmente nos primeiros dias. Também participam das ações a assistente social Sabrina Bacelar e a agente comunitária de saúde, Mara Rúbia.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *