Voluntários da Defesa Civil são capacitados sobre proteção contra incêndios e pânico

Dezenas de pessoas que se inscreveram para participar do programa #souvoluntário – A Defesa Civil Somos Todos Nós, puderam na manhã desta quarta-feira, 16, aprimorar ainda mais os conhecimentos para colaborarem com uma cidade resiliente. Elas participaram de um minicurso sobre noções gerais da Legislação Municipal de Proteção Contra Incêndio e Pânico.

Feira de Santana e a capital Salvador são as duas únicas cidades da Bahia que possuem esse tipo de documento que regulamenta e estabelece medidas gerais que abrangem edificações de qualquer natureza, ressalvadas as residências de até três andares. Trata-se da lei municipal nº 1.085/88.

Durante o minicurso, promovido pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana, os voluntários puderam conhecer cada condicionante de segurança exigidos pela lei. O técnico em segurança do trabalho, Antônio Sérgio Aras, foi o responsável por ministrar a aula, realizada na Igreja do Avivamento Bíblico.

“É preciso que essas pessoas tenham esses conceitos em mente. Por isso estamos fazendo esses cursos. Ser voluntário se permite, após receber os treinamentos, exercer serviços para sua comunidade. Então é preciso conhecer para ver as irregularidades dos locais e propor soluções”, afirma Sérgio Aras.

Dentre os voluntários que participaram do minicurso estavam engenheiros, bombeiros civis, arquitetos e representantes de comunidades. Na sexta-feira,18, o mesmo minicurso será ofertado para as pessoas que não puderam comparecer neste primeiro encontro, a partir das 14h.

Voluntários vêm se aperfeiçoando

Além desse minicurso, os voluntários do programa vêm recebendo outras capacitações promovidas pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana, com parceria de outros órgãos.

Os primeiros cursos foram ofertados em residenciais do Minha Casa, Minha, nos meses de setembro e início de outubro. Foram cursos de primeiros socorros, pânico e incêndio. Nos dias 16 e 18 de outubro os minicursos de Legislação de Proteção contra Incêndio e Pânico.

Ainda serão ofertados no dia 23 de outubro um curso para como utilizar as informações meteorológicas via site e aplicativos, com o professor Itaracy Diniz. E em novembro, nos dias 7 e 8 sobre trabalho em altura, NR35 da portaria 3.214/78 do Governo Federal.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, esses cursos visam tornar esses voluntários em multiplicadores de informações. “Eles já estão ministrando cursos para suas comunidades, a partir do que eles aprendem com a gente. Um exemplo disso foi o que aconteceu nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida”.

Foto: Abnner Kaique

Compartilhar no Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *