157.143 atendimentos realizados na Atenção Básica

De janeiro a abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde prestou 157.143 atendimentos, sendo que 61.876 foram de consultas agendadas, 19.077 foram consultas programadas – a exemplo de gestantes, hipertensos e diabéticos. Do total de atendimentos, 60.073 foram por demanda espontânea.  As consultas odontológicas somaram 11.392.

Os serviços foram prestados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Do total de atendimentos, 1.871 foram realizados pelas equipes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e 2.854 de atividade coletiva.

O atendimento à população foi assegurado pela SMS também nos domicílios (841), na Unidade Móvel (537), Unidade Prisional (85), instituições/abrigo (339), escola/creche (50), entre outros.

Durante esse período, as equipes de saúde realizaram exames colo uterino, suturas, drenagem de abscesso, curativos, retirada de pontos, além da administração de medicamentos, testes rápidos – hepatite C, HIV, gravidez e sífilis – aferição da pressão arterial, coleta de material para exame laboratorial e medicação da altura e peso, o que resultou em 314.428 procedimentos.  Além destes, foram realizados 40.454 serviços odontológicos – foram fornecidos 85 itens de creme dental (25), escova dental (32) e fio dental (28).

A coordenadora adjunta da Atenção Básica, Leilane Lacerda, destaca ainda as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família e do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) nas escolas e também nas comunidades. “São ofertados desde ações de educação em saúde, como palestras sobre saúde bucal, higienização, orientações nutricionais e enfrentamento da violência no ambiente escolar a avaliações do peso, altura e Índice de Massa Corpórea”, afirma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *