Na Bahia, mobilização marca Dia Nacional do Auditor Fiscal do Trabalho e de Combate ao Trabalho Escravo

Auditores Fiscais do Trabalho reforçam a luta pelo fortalecimento da Inspeção do Trabalho nos 20 anos da chacina que vitimou  quatro servidores durante fiscalização.

Auditores Fiscais do trabalho em mobilização na SRTBA 23.01.2024 (Foto: Divulgação)

Os Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) do estado da Bahia se mantém mobilizados pela valorização da fiscalização do trabalho no próximo domingo (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data marca também o Dia Nacional do Auditor Fiscal do Trabalho. Graças à atuação direta da categoria, foram resgatados mais de 61 mil trabalhadores de condições análogas à de escravo entre 1995 e novembro de 2023. No último ano, o Brasil registrou recorde de denúncias de trabalho escravo.

Na última terça-feira (23),  AFTs de todo o Brasil paralisaram as atividades e se mobilizaram nas sedes das Superintendências e Gerências Regionais do Trabalho e Emprego pelo fortalecimento da Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, da carreira e pelo acordo firmado com o governo em 2016. Em Salvador, o ato foi realizado na Superintendência Regional do Trabalho/Ministério do Trabalho e Emprego, no Comércio.

De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho e presidente do SINAIT DS/BA, Diego Barros Leal, a categoria permance mobilizada. “Precisamos fortalecer essa luta em todo o país. E a Bahia segue firme nessa mobilização”, afirmou.

Desde que o Ministério do Trabalho e Emprego foi extinto e depois recriado, a estrutura do ministério e suas superintendências estão sucateadas. A mobilização busca a valorização da Inspeção do Trabalho, Ministério do Trabalho e dos Auditores-Fiscais do Trabalho que tem como atribuições o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil, inclusão de aprendizes e de PCDs.

Outra atribuição dos Auditores-Fiscais do Trabalho é a fiscalização do recolhimento do FGTS. Importante fonte de recursos para financiamento de obras de habitação, infraestrutura urbana e saneamento básico. 

O Dia Nacional

Instituída em 2009, a data homenageia as vítimas da Chacina de Unaí (MG). Em 28 de janeiro de 2004, os  Auditores -Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, todos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram assassinados em uma emboscada na zona rural do município mineiro. Eles atuavam na investigação de trabalho escravo na região. 

* Fonte: Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho Delegacia Sindical na Bahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *