Palacete Tirachapéu sedia 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade em Salvador.
O evento, nesta quinta e sexta, é um dos mais importantes sobre meio ambiente, legislação e desenvolvimento sustentável do país.
O Palacete Tirachapéu, localizado na Rua Chile, está sendo palco nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de setembro, de um dos mais relevantes encontros nacionais sobre meio ambiente, legislação e desenvolvimento sustentável. Trata-se da 3ª edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que neste ano traz como tema central “A Bahia e o Brasil na COP 30: Desafios e Oportunidades”.
Reunindo juristas, autoridades governamentais, empresários e especialistas, o evento debate caminhos para alinhar o país às metas globais de sustentabilidade. Entre os nomes que marcam presença estão o ex-presidente Michel Temer, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, os ministros do STJ Humberto Martins e Reynaldo Soares, o prefeito Bruno Reis, além de desembargadores do TRF1, a presidente da Associação Comercial da Bahia, Izabela Suarez, e outras personalidades do universo jurídico e político, a exemplo do prefeito Bruno Reis, o vice-governador Geraldo Júnior e o ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy,
“Este evento traz para nossa capital baiana um debate de alto nível e reforça o papel do Palacete Tirachapéu como espaço historicamente democrático, com vocação para contribuir ativamente com nossa cultura. Eventos como este, reafirmam o compromisso de sermos um equipamento palco de ideias e conexões, fomentando nossa cidade nacionalmente.”, afirma Paulo Marques, sócio-diretor do Palacete Tirachapéu.
Programação:
A programação, distribuída em palestras, painéis e mesas-redondas, aborda questões centrais como os desafios do agronegócio sustentável, o licenciamento ambiental, a importância da governança corporativa, a liderança feminina nas organizações, além de debates sobre infraestrutura, políticas ambientais e novos marcos regulatórios.
Um dos destaques desta quinta-feira, 11, foi a participação de Michel Temer, que apresentou a conferência “A Constituição Federal e o Momento Atual”. Durante seu mandato como presidente, Temer criou a maior unidade de conservação marítima do Brasil, o Monumento Natural das Ilhas de Trindade e Martim Vaz e do Monte Columbia, iniciativa que projetou o país como referência internacional na proteção de ecossistemas oceânicos.
O Congresso já reuniu mais de 1.500 participantes em suas duas primeiras edições. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE Bahia, o evento reforça a conexão entre o universo jurídico, o setor empresarial e as demandas urgentes da sociedade. Mais do que um encontro acadêmico, o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade é um convite para pensar soluções conjuntas e inovadoras em direção a um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.
Sobre o Palacete Tirachapéu
O Palacete Tirachapéu é um centro cultural enogastronômico que abriga três restaurantes (Pala 7, Preta Tirachapéu, Casaria), um pub (Pub 1549), além da Galeria Usina de Arte e as lojas Acqua Aroma, Chocolat Du Jour e Jamm Cigar. Situado no centro histórico de Salvador, na Rua Chile – considerada a rua mais antiga do Brasil – o Palacete, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, ressurge, após restauro, como um elo entre passado e futuro, em que a história ganha novo fôlego e a modernidade encontra espaço para prosperar. O complexo dispõe de um café-teatro para a realização de festas e espetáculos, biblioteca, espaços corporativos para eventos e, ainda, de um maravilhoso rooftop de onde é possível apreciar o por do sol na Baía de Todos-os-Santos.
* Fonte: Raphael Santana – Líder de Contas
ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo