Ação social e segurança reforçam prevenção às drogas no Carnaval

A prevenção ao uso de drogas durante o Carnaval 2017 vai contar com ação social e de segurança pública para reduzir não apenas a quantidade de substâncias psicoativas nas ruas durante a festa, mas também os danos para usuários. Na questão social, o Programa Corra pro Abraço vai desfilar, junto com os profissionais da rede de atenção psicossocial de Salvador, no Bloco da Redução de Danos, levando a conscientização a todos os foliões sobre uso abusivo de álcool e outras drogas, além da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Já para a segurança pública, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai atuar em diferentes pontos da festa com a identificação dessas substâncias, contribuindo com o trabalho de prisões em flagrante e apreensões.
Já na quarta-feira (22), antecipando os festejos do Carnaval 2017, o Bloco da Redução de Danos, que está na sétima edição, desfila na Barra, com concentração a partir das 15h30. Entre as mais de 600 pessoas esperadas na ação, estarão os profissionais e também pessoas em situação de rua. A programação inclui música, teatro, customização e outras atividades. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) apoia financeiramente a iniciativa, por meio do Corra pro Abraço. Além de festa, o bloco leva o slogan ‘Balance, mas não caia. Aumente a alegria reduzindo danos’, com o objetivo de alertar os foliões sobre a importância de ingestão de água e do consumo consciente de bebidas alcoólicas, além de promover a distribuição de preservativos.
Ainda durante o carnaval, os técnicos do Programa Corra pro Abraço trabalham também no Núcleo de Prisão em Flagrante, das 8h às 17h, em apoio às audiências de custódia. Uma equipe multidisciplinar estará pronta para acolher pessoas que cometeram crimes de menor potencial ofensivo relacionadas ao uso de drogas ou pessoas em situação de rua. Para a socióloga e coordenadora do Corra pro Abraço, Jamile Carvalho, todas as ações apostam na inclusão social como parte da proposta de redução de danos.
“A gente entende que ‘redução de danos’ é uma ética que não se resume à diminuição do consumo de drogas, mas consiste em minimizar as vulnerabilidades dos sujeitos, seja permitindo que ele tenha acesso a serviços de saúde e a políticas públicas e tenha para onde ir. É isso que estamos fazendo por essas pessoas, abraçando todo mundo e, agora, os foliões”, explica a coordenadora.
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Os peritos utilizam substâncias químicas reagentes e equipamentos portáteis para identificação de drogas
(Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)
Prevenção na segurança pública
Além das ações sociais, o DPT, por meio do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT), vai disponibilizar profissionais para identificar drogas e substâncias apreendidas durante a folia. Eles ficarão em três postos integrados, na Avenida Adhemar de Barros, na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e na Piedade, e em dois postos avançados, em parceria com o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Com a utilização de substâncias químicas reagentes e equipamentos portáteis para identificação de drogas, os peritos conseguem, no caso de entorpecentes como maconha e cocaína, detectar os materiais em menos de dois minutos.
A coordenadora de análise instrumental do LCPT/DPT, Celinalva Oliveira, ressalta que o trabalho não vai acontecer apenas nos postos . “Vamos levar para os circuitos os testes rápidos, mas, ainda assim, as amostras serão encaminhadas para o laboratório para liberação do laudo definitivo. Além disso, durante a festa, drogas sintéticas, como ecstasy e LSD, ou inalantes voláteis como ‘loló’, clorofórmio e outros serão encaminhados para o laboratório”, afirma.
Fonte: Secom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *