Aos 110 anos, Dona Eulina, mulher mais idosa de Feira, recebe atenção especial da SMS

Aos 110 anos, dona Eulina da Cruz, moradora do bairro Limoeiro, é considerada a mulher mais idosa de Feira de Santana. Na última terça-feira, 31, ela recebeu em sua casa a equipe do Programa de Atendimento Domiciliar da Secretaria Municipal de Saúde. O acompanhamento é uma medida de rotina e atende a pessoas que não tem condições de se locomoverem até uma unidade de saúde.
Dona Eulina consegue andar com a ajuda de muletas. Ela sofre de hipertensão – único problema crônico que a acomete, apesar da elevada idade. Tem sete filhos vivos, 37 netos, cerca de 50 bisnetos e 20 tataranetos. Os familiares esbanjam orgulho diante da vitalidade e trajetória de vida da matriarca.
“Foi uma luta grande para criar todos os filhos e netos. E ela ainda continua firme, de pé, isso nos orgulha muito”, declarou a filha Margarida Cruz, de 62 anos. A neta e agente de saúde da comunidade, Elenice Amorim, ressalta a atenção e o cuidado contínuo da família com a saúde de dona Eulina. “A gente sempre segue as orientações da equipe da unidade de saúde, a médica sempre está presente no acompanhamento, e isso tem sido muito importante”.
A especialista em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Isabella Machado, que também acompanhou o atendimento domiciliar, ressalta que dona Eulina é um exemplo de qualidade de vida. “É uma satisfação vê-la chegar nessa idade com essa vitalidade. E isso também é um reflexo da qualidade na assistência a saúde, com a implantação das Unidades de Saúde da Família oferecendo um serviço cada dia mais próximo da população”, considera.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *