Apresentações em alusão ao 14º aniversário da Fundação levaram valores e imersão à cultura feirense

Sonhos, amizade, reciclagem e cuidado com a natureza são assuntos abordados na peça “A invenção inovadora da bicicleta voadora”, espetáculo apresentado na última sexta-feira (19), na Estação Cidadania – Cultura, do Aviário. Já no teatro da Estação Cidadania Cultura/Cidade Nova, a pauta foi a cultura feirense em mais uma apresentação da peça “Hoje eu não tô boa”.

 

As apresentações foram em alusão ao 14º aniversário da FUNTITEC – Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Costa.

 

Os alunos que participam das atividades na Estação Aviário também assistiram a peça. Escrita e dirigida por Sony Cleibe “A invenção inovadora da bicicleta voadora” resgata a essência das brincadeiras de rua. “Houve um tempo em que as crianças brincavam mais na rua, e é isso que queremos trazer aqui” comenta o autor.

 

Outra referência da peça é a importância dos sonhos para as crianças. “Ao incentivarmos os sonhos das nossas crianças, incentivamos também a capacidade deles em se esforçar para realização dos mesmos” afirma Sony.

 

A história de Leca, Lico e Leleco – personagens, foi produzida por Lion Guimarães que ressalta o valor social de iniciativas como as da Estação Cidadania – Cultura. “Iniciativas como essa de tornar a arte mais acessível podem sim mudar o mundo” afirma Lion que destaca também o poder do teatro na vida das crianças “Elas desenvolvem a criatividade, descobrem que podem tornar a vida mais leve, e assim a fazem” Completa o produtor da peça.

 

Durante a noite, outro teatro escolhido foi o da Estação Cidadania – Cultura do bairro Cidade Nova, que recebeu a apresentação “Hoje eu não tô boa”, estrelada pelo artista feirense Adrianno Lima, que é também autor da peça.

 

A diretora da Estação Cidade Nova, Lai Ribeiro, explicou sobre a importância de apresentações teatrais para o bairro. “É bom poder passar para nossa comunidade que se desenvolve cultura, teatro e arte aqui dentro da cidade, e que somos nós agentes de toda essa produção cultural” Afirma.

 

A peça apresenta Wanda Celeste, uma palestrante que conta casos de sua vida, sendo esses, acontecidos em Feira de Santana. Quem representa Wanda, é Adrianno Lima, que fala um pouco sobre o cenário Feirense na peça. “Quando eu falo de Feiraguay, por exemplo o feirense se identifica e por conhecer, ele entra na narrativa construída ali.” Explica Adrianno.

 

A FUNTITEC é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, e está comemorando no mês de julho 14 anos de existência. Em razão disto, os equipamentos que fazem parte da Fundação estão sendo palco de várias apresentações.

 
Por:Adriele Mercês.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *