BCS de Fazenda Coutos promove dia especial para grávidas

A Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, promoveu um sábado especial para as grávidas carentes do bairro. “Esse evento marca o exercício e a busca pela segurança pública”, explicou a capitã Carla Souza, comandante da BCS, sobre a iniciativa, que já faz parte do calendário de atividades da comunidade e da unidade de segurança.

O evento incluiu uma palestra sobre o tema ‘Saúde dos recém-nascidos’, que ensinou como lidar com o bebê nos primeiros dias depois do parto. “Tratamos, de forma mais lúdica, sobre os cuidados com o banho, limpeza do umbigo, vacinas e testes que são feitos após o nascimento”, comentou a enfermeira Renata Reis, que integra a equipe da Unidade de Saúde da Família de Fazenda Coutos.

A dona de casa Adriana Peixoto, 31 anos, grávida de cinco meses do segundo filho, aprovou a iniciativa, realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Unidade de Saúde da Família e a rede de voluntariado Grupo Amar. “Esse aprendizado é muito importante, assim como a convivência com outras mães”, afirmou Adriana.

As mães presentes já são atendidas pelo programas e ações sociais existentes no bairro. Durante a palestra, elas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre assuntos como o sono do bebê, troca de fralda, uso de medicação e cólicas, além de assistir vídeos e demonstrações ao vivo sobre como agir para melhorar dores e dar mais conforto aos filhos.

“Essas gestantes são acompanhadas pelo CRAS e encaminhadas para a Unidade de Saúde. O trabalho só é possível através da rede de apoio, pois nós trabalhamos junto com a base comunitária para que, dentro da vulnerabilidade dessas famílias, propor o melhor através de eventos e de verificação”, destacou a administradora do CRAS, Eliete Pereira.

Ao final do evento, as gestantes receberam um enxoval com banheira, fralda, perfume, roupas, sapatos, manta e produtos de higiene para os bebês. Todos os produtos são resultado de doação. A coleta foi feita através de campanha com pessoas amigas e parceiros do Grupo Amar. “Nós conseguimos arrecadar esses materiais e montamos cem enxovais, que foram entregues parte na maternidade do Iperba e parte aqui em Fazenda Coutos”, conta Paloma Meira, voluntária do grupo.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *