Boulevard Shopping recebe exposição com Esquadrão da PM e Cavalaria

A iniciativa chama a atenção para o Dia da Cavalaria – 10 de maio –, e os visitantes podem conhecer profissionais da corporação e também os equinos que ajudam em operações de policiamento.

  

As tropas montadas fazem parte da história e, embora a “cavalaria”, hoje, seja diferente daquela representada nos livros, as imagens do Esquadrão de Polícia Montada, em solenidades oficiais, desfiles, policiamento rotineiro e operações estratégicas permeiam o imaginário popular: a imponência do animal, as fardas especiais e as autoridades contribuem para despertar o olhar atento de quem passa. Mas quais são as atividades que o regimento desempenha?  

Este ano, o “Dia da Cavalaria”, 10 de maio, que homenageia o Marechal Manuel Luís Osório – expoente e patrono de todas as cavalarias brasileiras – é comemorado em forma de exposição no Boulevard Shopping, aproximando a corporação dos visitantes, que podem entender um pouco mais sobre a história, atuação da cavalaria da Polícia Militar e conhecer os equinos que fazem parte do policiamento da cidade.  

“É muito importante que não só a Cavalaria, mas todos os departamentos da Polícia Militar, mostrem seu trabalho para a sociedade”, destaca o Major da PM Fabiano Teixeira Viana, que reforça a importância do estreitamento dos laços entre a Polícia Militar e a população. Segundo ele, o trabalho é baseado no conceito de que a polícia e a comunidade devem estar juntas. Além disso – afirma – o policiamento montado contribui tanto para a aproximação e mobilidade em áreas como ruas estreitas e terrenos, quanto para a prevenção de atos criminosos e manutenção da ordem. “Nossa missão é justamente proteger a vida, a integridade física, o patrimônio. O trabalho preventivo, de evitar uma situação, é fundamental, e a cavalaria faz muito bem isso. O animal geralmente causa um impacto visual, você enxerga de longe”, observa o Major da PM, que salienta, ainda, o trabalho de dedicação, treinamento e vínculo com os animais.   

No Boulevard – onde visitantes podem encontrar o Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana – a exposição tem também cunho social. Além da presença no corredor próximo à loja Riachuelo, a corporação está no estacionamento E5 arrecadando donativos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social na pandemia. Quem puder e quiser somar esforços para a rede de solidariedade pode entregar alimentos não-perecíveis no local.  

“Ficamos muito felizes em receber a exposição e em contribuir para a divulgação de um trabalho sério e importante como o do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana. Conhecer de perto o trabalho da PM, as suas formas de atuação e os projetos que desenvolve é fundamental para que possamos avançar juntos”, ressalta Lidiane Melo, gerente de Marketing do Boulevard.  

A exposição – com uniformes, fotos e materiais utilizados nas atividades do Esquadrão de Polícia Montada – segue até o dia 29 de maio no shopping.  

POLICIAMENTO MONTADO E DE PROXIMIDADE 

A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a PM e a população. O policiamento montado também apresenta condições favoráveis ao policiamento comunitário. Quando o assunto é aproximação com o público o cavalo exerce uma atração natural, graças a sua docilidade e imponência. Através do policiamento montado e de projetos, como a Equoterapia, a comunidade e a Polícia Militar podem juntas transformar positivamente a sociedade.   

O policiamento montado atua em apoio aos demais processos utilizados pela Polícia Militar na sua atividade fim. Este processo apresenta uma série de vantagens, por exemplo: a grande mobilidade, a grande ostensividade, o impacto psicológico, a maior visibilidade graças ao plano superior proporcionado pelo animal, entre outras.   

A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a PM e a população. O policiamento montado também apresenta condições favoráveis ao policiamento comunitário. Quando o assunto é aproximação com o público o cavalo exerce uma atração natural, graças a sua docilidade e imponência. Através do policiamento montado e de projetos, como a Equoterapia, a comunidade e a Polícia Militar podem juntas transformar positivamente a sociedade.   

O Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana abrange em sua área de atuação cidades dos grandes Comandos Norte, Leste e Chapada, perfazendo um total de mais de 200 municípios no interior da Bahia. Entre elas, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Juazeiro e Itaberaba  

O Esquadrão realiza o policiamento montado a cavalo diariamente em pontos estratégicos da cidade. O policiamento montado atua também em grandes eventos como a Micareta de Feira de Santana, o Carnaval de Salvador, em eventos esportivos, como o Campeonato Baiano de Futebol, em eventos religiosos, desfiles e solenidades, entre outros.   

PROJETO SOCIAL: EQUOTERAPIA  

A Cavalaria desenvolve a Equoterapia em sua sede, um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.   

O Setor de Equoterapia do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana coordena uma grande ação social oferecendo atendimento de forma gratuita para mais de 40 crianças e adolescentes com necessidades especiais de Feira de Santana e região. O método terapêutico tem ajudado no processo de desenvolvimento desse público infantil com diagnósticos variados (autismo, paralisia cerebral, microcefalia, ataxia, Síndrome de Down, entre outros)  

As sessões acontecem na sede do Cavalaria nas segundas e quartas e conta com uma equipe interdisciplinar com profissionais nas áreas da saúde, educação e equitação.   

Informações à Imprensa:  

JULIANA VITAL  

juliana@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (75) 98176-4824  

#comunicaçãoagentefaz  

Facebook: comunicativa.associados  

Instagram: comunic.ativa  

www.comunicativaassociados.com.br 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *