Camada de areia sob fogueira previne graves problemas na pavimentação

Hábito comum na zona rural, o São João se aproxima e as primeiras fogueiras são acesas em muitas ruas de Feira de Santana, tanto para homenagear o santo como para aquecer as pessoas em sua volta nas noites frias de final de outono. O problema é que a tradição provoca graves problemas na pavimentação.

Medidas simples podem contribuir para que o problema seja minimizado. As principais delas é colocar sob a lenha usada na fogueira uma camada de areia de dez centímetros de altura e não fazê-la grande. O ideal é que o fogo seja alimentado ao longo da noite.

É preciso cuidados para acendê-las. As altas temperaturas prejudicam o piso. O fogo causa prejuízos estruturais que no futuro próximo vira buraco. “Asfalto não aguenta fogo e, por isso, as pessoas devem adotar um comportamento preventivo”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

A pavimentação a paralelepípedos também sofre com o problema. O fogo leva à formação de buracos, com o deslocamento das pedras. “Em ambos os casos além do prejuízo estrutural, o município ainda tem a perda financeira, porque terá que mandar recuperar os pontos danificados”.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *