CAMARA DE SALVADOR HOMENAGEIA ARTISTA FEIRENSE CELIAH ZAIIN

A Artista feirense CELIAH ZAIIN que representa a Figura Histórica do Brasil, em memória – MARIA QUITÉRIA , receberá na Sessão Solene Regimental  em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE SALVADOR, de iniciativa da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, conforme preceitua o Art. 247 do Regime Interno, a ser realizada no dia 23 de março, as 14h, no Plenário Cosme de Farias.

CELIAH ZAIIN – Graduada em Música pela UFBA, filha de Feira de Santana e Intérprete de Hinos, ela interrompeu sua carreira de Maestrina e Professora de Música para representando a MARIA QUITÉRIA por toda a Bahia.

Madrinha da nova Rota Turística da Bahia – “Caminhos do Sertão”, cujo o portal é Feira de Santana, ela vem alavancando o Turismo do Sertão Baiano levando a mensagem da cidade heroína onde Maria Quitéria nasceu e foi batizada na igreja de Ticuaruçu – Distrito de Santana – Bahia.

Celiah conta que ao atravessar o oceano para visitar os famosos túmulos de Paris, observou que nossa Bahia poderia ser outra se as pessoas viesse conhecer a Bahia como a terra da única guerreira da América do Sul – Maria Quiteria e, seu túmulo na Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana poderia ser um dos lugares mais visitados da Bahia.

Ainda comentou Celiah, que também o nosso Folclore e nosso Artesanato precisa abraçar a heroína “Maria Quitéria” como alguém que, de fato, atuou na Guerra pela Independência da Bahia e do Brasil.

Vestir-se de MARIA QUITÉRIA é não deixar morrer a Luta pelas conquistas sociais das Mulheres Brasileiras. È reconhecer que a Bahia, bem como a América do Sul tem uma Figura Histórica Mulher e Guerreira….MARIA QUITÉRIA DO BRASIL – em memória.

Fonte: czproducao@bol.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *